Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Prosseguem os preparativos para a missão de prefeitos goianos à Portugal 2 ago 2017 em AGM

Prosseguem os preparativos para a missão de prefeitos goianos à Portugal

Foi promovida a segunda reunião preparatória para a realização da visita de uma missão de prefeitos goianos à Portugal programada para o período de 17 a 24 de setembro próximo. A iniciativa é da Câmara de Comércio Brasil/Portugal Centro Oeste sucursal Goiás em parceria com a Associação Goiana de Municípios (AGM). À princípio havia um interesse maior por parte dos municípios que margeiam a ferrovia Norte/Sul na busca de se intensificar as exportações de produtos para países europeus, utilizando Portugal como porta de entrada, e o escoamento através da ferrovia, com o uso do porto de Itaqui no Maranhão, o que reduzirá os custos do transporte e propiciará maior competitividade de preços no mercado internacional. Hoje os produtos desses municípios são transportados pelo sistema rodoviário até os portos do Sul e Sudeste do país. O processo, além de ser bem mais demorado, é mais caro. Entretanto, com o avanço nas discussões, demonstrou-se, também, interesse dos gestores em conhecer tecnologias utilizadas no tratamento de resíduos sólidos.
 
Participaram da reunião na sede da AGM o Presidente da Câmara Brasil/Portugal Ivan Marques, o cônsul de Portugal em Goiás José Pedro Martins Santos, o coordenador de articulação política da AGM Armando Leão, os prefeitos Gilmar Alves (Quirinópolis), Zilomar Antonio de Oliveira (Jaraguá), Wilber Floriano Ferreira (São Simão) e representantes de diversos municípios.
 
O deputado estadual Francisco Junior (PSD), representante da Assembleia Legislativa, também participou da reunião e se dispôs a promover articulações junto ao Governo Estadual no sentido de viabilizar apoio financeiro para o custeio da missão.
 
Armando Leão salientou que ?em Portugal hoje existem empresas com tecnologias avançadas no tratamento de resíduos sólidos, um grave problema hoje em todo o país, e que deve ser solucionado o mais rápido possível?.
 
A pretensão é a de coincidir a missão com a realização do Fórum de Exportadores EU-CPLP que acontece em Lisboa nesse período quando ocorrerão encontros da Comunidade de Países da Língua Portuguesa.
 
Da agenda constam visitas ao porto de SINES um dos maiores do mundo, ao Mercado Abastecedor de Lisboa, reuniões com empresários que atuam na importação de produtos agropecuários e hortifrutigranjeiros, visita às empresas do setor ambiental que atuam com a reciclagem de resíduos sólidos, empresas de geração de energias renováveis geradas através da luz solar. Entretanto, o foco principal será a abertura do mercado para exportação.
 
O representante da Câmara de Comércio Brasil-Portugal para o Centro-Oeste, sucursal Goiás, Ivan Marques, informou que a Europa hoje tem um grande interesse na importação de produtos alimentícios, ?basta para tanto que eles tenham qualidade e preços competitivos?.