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Presidente da AGM participa de debate sobre a educação 30 jan 2017 em AGM

Presidente da AGM participa de debate sobre a educação

O presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Cleudes Baré Bernardes, participou na manhã desta sexta-feira (27) do Encontro de Dirigentes Municipais de Educação. Na pauta, os gestores puderam debater sobre as políticas públicas para o setor, além de conhecer melhor sobre a Undime e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

O Encontro também promoveu discussões acerca dos desafios para a melhoria do ensino dos Municípios. Um dos principais pontos debatidos é a aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O dinheiro proveniente do Fundo deveria ser aplicado da seguinte forma: 60% para a folha de pagamento e 40% para investimentos em materiais pedagógicos e na estrutura escolar.

No entanto, o Fundeb não tem sido reajustado na mesma proporção que o piso salarial, o que tem feito com que os gestores gastem até 100% do Fundo com a folha de pagamento. ?Resta ao prefeito alocar recursos de outras áreas. Isso traz enromes prejuízos para o bom andamento da educação. Os Municípios não têm condições de arcar sozinhos com o pagamento do piso do magistério. Essa é mais uma obrigação que é imposta aos Municípios sem indicar a fonte de custeio, o que causa um enorme desequilíbrio na Federação?, defendeu Cleudes Baré em seu discurso durante o evento.

Cleudes Baré destacou ainda as metas para a educação, propostas pelo governo estadual. ?A AGM tem participado efetivamente dessa construção. Temos muitos desafios no que se refere à educação da primeira infância. Muitos Municípios ainda não têm as escolas de proinfância e isso acaba afetando os indicadores nas séries subsequentes. Além disso, muitas prefeituras não têm como cumprir com o pagamento do piso do magistério. Essa iniciativa da Undime foi muito importante para que os gestores pudessem se integrar e discutir formas de promover avanços na educação e buscar soluções para as dificuldades enfrentadas?, concluiu Cleudes Baré.