Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
?Prefeitos pedem apoio ao Governo Estadual para o setor de saúde 27 jun 2017 em AGM

?Prefeitos pedem apoio ao Governo Estadual para o setor de saúde

Por intermediação da Associação Goiana de Municípios (AGM) o governador Marconi Perillo recebeu em audiência no Palácio das Esmeraldas inúmeros prefeitos quando foram tratadas questões referentes a implantação do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região Oeste II. Também participaram o secretário estadual de saúde Leonardo Vilela, o deputado Francisco de Oliveira que é o líder do Governo na Assembleia Legislativa e o presidente da AGM Paulo Sérgio de Rezende (Paulinho).
 
O consórcio já foi implantado, tem como sede São Luís de Montes Belos, que é considerada uma cidade polo, mas encontra dificuldades de funcionamento.  Ele é integrado por 12 municípios: Adelândia; Aurilândia; Cachoeira de Goiás; Córrego do Ouro; Firminópolis; Palmeiras de Goiás; Palminópolis; Paraúna; São Luís de Montes Belos; Sanclerlândia; São João da Paraúna e Turvânia. Quase todos os prefeitos participaram da reunião em palácio.
 
De imediato o governador atendeu a reivindicação de doação de dois ônibus que serão utilizados para o transporte de pacientes que necessitam de hemodiálise. Entretanto, informou que não será possível o estado reassumir a gestão do antigo hospital regional, hoje municipalizado. ?O estado tem todo o interesse em ajudar os municípios no atendimento de saúde, que deve ser prioritário em qualquer gestão, mas nesse caso estamos construindo na cidade de São Luís de Montes Belos um AMES (Ambulatório Médico de Especialidades), que será muito útil ao consórcio?, salientou Marconi.
 
O prefeito de São João da Paraúna, João Batista de Figueredo Neto (João Cré Cré) fez uma explanação de como vem funcionando o consórcio e suas principais dificuldades. Segundo ele o consórcio é muito importante, mas só terá pleno funcionamento com a ajuda do Governo Estadual.
 
O prefeito de São Luís de Montes Belos, Eldecirio da Silva, mostrou-se preocupado quanto a uma possível sobrecarga a cidade com o aumento de pacientes oriundos de outros municípios.
 
O presidente da AGM, Paulinho, agradeceu ao governador pela atenção que tem tido para com os municípios e defendeu a criação dos consórcios como solução para o problema do atendimento da saúde. ?Marconi é um governador municipalista e sempre dá atenção especial aos prefeitos?, salientou. Em contrapartida o presidente da AGM recebeu elogios do governador quanto a sua atuação e o trabalho que vem sendo feito pela entidade.
 
Hoje já estão em funcionamento os consórcios de saúde nos municípios de Quirinópolis e São Luis de Montes Belos. Estão em fase de implantação os consórcios Oeste I com sede em Iporá, Nordeste II em Posse, Entorno Norte em Luziânia e da Estrada de Ferro com sede em Catalão.
 
Marconi Perillo fez um histórico sobre a implantação dos hospitais regionais, elogiando a iniciativa do então governador Henrique Santillo, mas que na prática não funcionaram. Também falou aos prefeitos sobre os investimentos que estão sendo feitos pelo estado e a necessidade de alguns ajustes na execução de obras devido a necessidade orçamentária de cortes de gatsos da ordem de 1 bilhão de reais.

Anexos: