Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
PREFEITOS PEDEM A BANCADA GOIANA DEFINIÇÃO SOBRE A REALIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES. MANTÉM EM OUTUBRO OU UNIFICA EM 22. 8 jun 2020 em AGM

PREFEITOS PEDEM A BANCADA GOIANA DEFINIÇÃO SOBRE A REALIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES. MANTÉM EM OUTUBRO OU UNIFICA EM 22.

Com o prestígio de líderes incansáveis na luta municipalista e de entidades que são referência na defesa do municipalismo, AGM, FGM e CNM buscam junto à bancada goiana no Congresso Nacional, uma posição firme em defesa da unificação das eleições em 2022 devido à pandemia mundial da Covid 19 ou, que o calendário original seja mantido com as eleições em outubro deste ano.

Com a coordenação da deputada federal Flávia Morais, deputados e senadores ouviram de uma centena de prefeitos que a realização de eleições neste ano de 2020, em outubro ou em data posterior, seria um atentado a democracia já que não haveria como discutir ideias, propostas ou sequer exercer o direito de votar com uma razoável segurança.

Os presidentes, Paulinho da AGM, Cunha da FGM e da CNM Glademir Aroldi entregaram aos representantes goianos Manifesto Sobre a Democracia e as Eleições 2020 Durante a Atual Crise Mundial da Saúde. (Em Anexo)

Como sugestão, o senador Luiz do Carmo entende que o recolhimento de assinaturas de todos os prefeitos do Brasil é uma forma de oficializar a posição dos gestores junto aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Para o deputado João Campos a aprovação de uma PEC unificando as eleições tem que ter o apoio de todos os partidos no Congresso Nacional, o que entende ser um acordo difícil de acontecer e manifestou o seu apoio à manutenção das eleições em outubro deste ano, entendendo que o país já está voltando às atividades econômicas e seria incoerente adiar as eleições quando os municípios buscam voltar à normalidade. A justificativa de Campos foi acompanhada por outros deputados federais.

Enfático, prefeito Paulinho, presidente da AGM, afirmou que não está preocupado com a prorrogação de mandato e sim, espera um posicionamento firme da bancada goiana para uma rápida definição sobre a realização do pleito. Paulinho salienta que, com eleição em novembro ou dezembro os prefeitos terão dificuldades para fechar as contas e por isso, juntamente com os demais prefeitos reunidos na videoconferência, pediu empenho para a realização das eleições em outubro ou, se não for possível, que seja realizada em 2022.

No encerramento da reunião a deputada Flávia Morais garantiu o encaminhamento contrário ao adiamento das eleições como posição unânime da bancada. Caso não seja possível a realização em outubro, Flávia afirmou que a bancada irá apoiar a PEC para unificação das eleições em 2022.

Anexos: