Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Prefeitos participam do lançamento da Patrulha Rural Georreferenciada 27 jan 2017 em AGM

Prefeitos participam do lançamento da Patrulha Rural Georreferenciada

Com o objetivo de oferecer mais segurança aos moradores das zonas rurais foi lançada na manhã dessa sexta-feira (27) a Patrulha Rural Georreferenciada. A princípio os 60 maiores municípios goianos serão beneficiados com as unidades da Patrulha, mas o objetivo é estender o Programa para os 246 municípios do Estado o mais breve possível. Dos 60 já contemplados nesse primeiro momento, 46 já contam com a uma unidade de patrulhamento rural e a novidade será a implantação do modelo de georreferenciamento.

Por meio da nova tecnologia os policiais vão coletar os dados pessoais dos proprietários, realizar um mapeamento com informações de maquinários, implementos agrícolas e marcar o gado pertencente a cada propriedade rural. Essas informações vão para um sistema e graças ao GPS os policiais registram as coordenadas do local e, em seguida, cada unidade visitada receberá uma placa de identificação contendo um número exclusivo. No caso de alguma emergência os moradores do imóvel precisarão apenas informar o número do seu cadastro e as coordenadas geográficas da propriedade já estarão salvas para o deslocamento das viaturas. 

O presidente da Associação Goiana de Municípios, Cleudes Baré Bernardes, que participou do lançamento da Patrulha, disse que a tecnologia que existe hoje nas fazendas chama a atenção dos bandidos e por isso o programa é necessário. ?Com a patrulha a PM vai prestar esse serviço de prevenção e apreensão e resguardar essa classe que é tão importante para o Brasil e para Goiás, que é a produtora?, reconheceu. O projeto piloto da Patrulha Rural Georreferenciada foi implantado em Catalão, Trindade e Inhumas, mas o presidente Baré tem certeza que a novidade vai trazer ?resultados expressivos? a todos os municípios.

Além da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), são parceiros da Patrulha as Polícias Civil e Militar, os Sindicatos Rurais, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. 

Segundo o prefeito de Anápolis, Roberto Naves, o programa traz ?dignidade? para a pessoa que vive no campo. ?A pessoa está ali, sujeita, totalmente insegura, a ações de marginais e bandidos. Acho que a patrulha pode minimizar esse sofrimento dos produtores rurais em questão de segurança. Entendemos que tudo que vem para melhorar a segurança da comunidade de bem é importante?, afirmou. 

O vice-governador de Goiás, José Eliton, destacou que ?a segurança pública se tornou uma agenda prioritária para a nação brasileira?. ?Se quisermos vivenciar um ambiente de crescimento econômico, um ambiente de melhoria no sistema de educação e de saúde, é preciso antes de mais nada investirmos na paz social. E é isso que estamos fazendo?. De acordo com Eliton a até o final de março os 60 maiores municípios do Estado poderão contar com a patrulha, mas o propósito é estender o serviço. 
O ex-secretário de Segurança Pública também avaliou como ?a inauguração de um novo ciclo a autorização da criação da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais?.  ?Estamos também avançando na capacidade de investogar, identificar e punir aqueles que eventualmente violam a lei?.