Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Prefeitos discutem com a Seduce o pagamento do Transporte Escolar 7 jan 2019 em AGM

Prefeitos discutem com a Seduce o pagamento do Transporte Escolar

A atualização no pagamento do transporte escolar aos municípios foi o tema central da reunião nessa quarta-feira (9) entre os presidentes da Associação Goiana de Municípios, Paulo Sérgio de Rezende, da FGM Haroldo Naves e vários prefeitos com a Secretária Estadual da Educação. Das 10 parcelas referentes ao ano passado apenas 5 foram pagas totalizando uma dívida de 47 milhões e 579 mil reais. Em 2018 as prefeituras transportaram cerca de 56 mil alunos pertencentes a rede estadual. A secretária foi informada da difícil situação enfrentada pelos municípios quanto ao pagamento aos prestadores de serviço. Também foi alertada de que o serviço poderá ser suspenso em alguns municípios no retorno do ano escolar programado para o próximo dia 21. Os prefeitos foram unânimes em afirmar que “os prestadores de serviço e as próprias prefeituras não têm condições financeiras para continuar bancando o transporte dos alunos e a paralisação do serviço é uma ameaça real”.

 

O presidente da AGM, Paulo Sérgio, afirmou que o problema é muito grave e que a sua solução depende do esforço de todos. “Viemos aqui na busca de uma solução, sem a intenção de exercer qualquer pressão. Compreendemos a difícil situação do Estado, mas para os municípios ela é ainda pior e a população não quer saber quem é o culpado. Quer é a solução. Daí a importância de nos unirmos com esse objetivo”.

 

A secretária Fátima Gavioli reconheceu a legitimidade da reivindicação,  mostrando-se muito preocupada com o problema uma vez que se aproxima o início das aulas e pediu a compreensão e a participação dos prefeitos. Para tanto manteve contatos com os secretários de Governo e da Fazenda na busca de uma saída para o problema. “A situação é muito difícil, mas vamos superar. As dificuldades na pasta são muitas devido a falta de recursos do Estado. Queremos uma boa relação, de confiança, com os prefeitos e, com isso, me coloca à disposição dos municípios”.

 

Gavioli informou que na tarde dessa quinta-feira (10) ela vai se reunir com a secretária da Fazenda Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt quando serão apresentadas as cinco principais demandas de sua pasta. “A demanda principal será a solução para o transporte escolar”, garantiu.

 

No final o presidente da AGM, Paulo Sérgio de Rezende, avaliou como muito proveitosa a reunião, mostrando se confiante na solução do problema. Para tanto apresentou a proposta que atende aos municípios através da qual o Governo Estadual pagaria em dia pelo transporte escolar nesse ano e mensalmente faria a quitação de uma parcela em atraso.

 

Na ocasião vários prefeitos apresentaram os mais diversos problemas que enfrentam em seus municípios.

 

Participaram da reunião os prefeitos Paulo Sérgio de Rezende (Hidrolândia), Haroldo Naves (Campos Verdes), Daniel Vieira Ramos (Bom Jesus de Goiás), Martinho Mendes da Silva (Alto Paraiso), Carlos Alberto Andrade (Goianira), Agostinho da Nóbrega Rodrigues (Trombas) e Pablo Correia Lopes (Valparaiso de Goiás) além de assessores da AGM, FGM e da Seduce.

 

 

Assessoria de Comunicação da AGM