Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Prefeitos devem intensificar combate ao Aedes Aegypti 8 dez 2016 em AGM

Prefeitos devem intensificar combate ao Aedes Aegypti

O presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Cleudes Baré Bernardes, recebeu na manhã desta quinta-feira (08) representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), que buscavam o apoio da entidade para mobilizar os Municípios e os novos gestores no combate ao mosquito Aedes Aegypti. A preocupação é que haja crescimento da infestação com a transição de prefeitos, além da maior ocorrência de chuvas nesse período.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Maria Cecília Brito, os índices já estão aumentando, o que preocupa o governo estadual. Segundo ela, o número de infestação já é 10 vezes maior do que o melhor índice já registrado em Goiás. A superintendente afirma que doenças como a Zika, que trazem graves consequências sobretudo para gestantes e crianças, e como a Chikungunya, são questões preocupantes. Em Goiás, por exemplo, já foram confirmados cinco casos de contaminação desta última no próprio estado. Antes, as ocorrências eram de pessoas que haviam ficado doentes em outras localidades.

Na ocasião, Cleudes Baré ressaltou que é extremamente importante que as ações de combate ao Aedes Aegypti entre Estado e Municípios sejam articuladas, mas que os Municípios esbarram nas graves dificuldades financeiras que vem enfrentando para tomar todas as providências necessárias e, por isso, seria necessário que o governo estadual auxiliasse as prefeituras na questão econômica ou operacional. 

A superintendente da Suvisa entendeu a necessidade exposta pelo presidente da AGM e informou que, como forma de auxiliar nas atividades de combate às doenças, o governador Marconi Perillo vai decretar novamente, assim como fez no ano passado, a emergência em saúde pública no que se refere ao enfrentamento ao Aedes Aegypti. Isso vai permitir que os Municípios realizem contratações diretas para o setor, a fim de agilizar as medidas a serem tomadas. 

Para mobilizar os novos gestores, o governo estadual, com o apoio da AGM, vai realizar um evento no dia 3 de janeiro de 2017. A realização da solenidade logo no início do ano é uma bandeira levantada pelo próprio governador, que defende que essas medidas devem ser priorizadas logo no começo dos mandatos dos prefeitos. Mais informações sobre o evento ainda serão divulgadas.

?Mesmo que as secretarias municipais de saúde priorizem essa questão, é diferente quando o prefeito chama para si essa responsabilidade. As ações são mais eficazes, as equipes e a população em geral trabalham mais motivadas?, destacou o coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Múcio Ferreira dos Santos, também presente na reunião. 

?É interessante que haja 100% de adesão por parte dos prefeitos nessas ações. São os Municípios que dão os resultados. Esse é um momento decisivo. Gastar recursos com isso é um investimento, já que diminuem as internações e aumenta a qualidade de vida dos munícipes?, destacou a superintendente. 

O presidente da AGM afirma que as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti preocupam bastante. ?Os prefeitos estiveram engajados no combate ao mosquito, não só através das secretarias municipais de saúde, mas também pelas outras pastas. O que queremos é que esse trabalho continue em 2017. Mas, também é preciso que a sociedade se envolva e participe desse combate, que deve ser permanente. A AGM entende a importância disso e vamos fazer a interlocução com esses prefeitos para que estejamos em consonância com as ações do governo estadual. Também é preciso endurecer cada vez mais as leis para punir os cidadãos que levam com descaso a limpeza em seus imóveis e contribuem para a proliferação do mosquito. Devemos estar sempre alertas?, opinou Cleudes Baré.