Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
?Prefeitos devem escolher técnicos para elaboração dos Planos de Saneamento 2 fev 2017 em AGM

?Prefeitos devem escolher técnicos para elaboração dos Planos de Saneamento

O presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Cleudes Baré Bernardes, participou na tarde desta quinta-feira (02) da primeira reunião de trabalho de 2017 sobre os Planos Municipais de Saneamento Básico. O evento aconteceu na sede da Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no Setor Sul, em Goiânia.

Na ocasião, a equipe do órgão apresentou aos novos prefeitos o cronograma e o planejamento de trabalho para a elaboração dos Planos dos 55 Municípios com até 50 mil habitantes. Eles foram selecionados pela Funasa para a confecção dos documentos, que será feita por meio de uma parceria entre a Fundação, o Instituto Federal de Goiás (IFG) e as prefeituras.

Como houve mudança de equipe na maioria dos Municípios, a Funasa solicitou que as prefeituras informem até o dia 16 de fevereiro as alterações ocorridas. Com a definição dos novos membros, a Funasa e o IFG pretendem dar continuidade aos trabalhos de elaboração. Para isso, um evento de alinhamento com os técnicos de todos os Municípios já está agendado para o dia 23 de fevereiro, no campus do IFG em Goiânia.

Depois dessa etapa, os eventos de alinhamento e as oficinas de capacitação serão realizadas de acordo com os grupos de Municípios, divididos em três polos: Goiânia, com 21 municípios, Aparecida de Goiânia, também com 21 municípios e Uruaçu, com 13 municípios. A primeira oficina será realizada em Goiânia, de 27 a 31 de março. Já as outras duas regionais terão as capacitações entre os dias 10 e 14 de abril.

Além disso, haverá atendimento à distância por meio da plataforma Moodle. Para a realização dos trabalhos, as prefeituras devem indicar no mínimo dois e no máximo três técnicos, de acordo com os perfis e com as formações requeridas pela Funasa e pelo IFG.

Esses técnicos serão capacitados para a elaboração, o desenvolvimento e a implementação dos planos. Eles devem ser multiplicadores dos conhecimentos nos Municípios. A expectativa da Funasa é de que, com a elaboração dos Planos, mais de 570 mil pessoas sejam beneficiadas. Além do subsídio técnico, a Funasa também oferta um aporte de recursos para o custeio dos planos.

Aos Municípios, cabe custear apenas a participação dos técnicos nos eventos fora de suas cidades, além da atuação em suas regiões. O presidente da AGM parabenizou a Funasa e o IFG pela iniciativa. ?Os municípios não teriam condições técnicas e nem financeiras para elaborar esses planos e por isso a importância dessa parceria, que vai direto no foco do problema. Essa política é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos nossos munícipes. A AGM está à disposição para fazer a interlocução e a mobilização com os prefeitos?, destacou.

A superintendente da Funasa em Goiás, Márcia Freire, agradeceu o apoio que a AGM tem dado desde o início dos trabalhos. ?Os desafios são enormes, mas contamos com a colaboração de todos. O planejamento é fundamental para o sucesso das ações e para tornar realidade os Planos Municipais de Saneamento Básico?, salientou. O prazo final para elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico termina em 2017. A partir de 2018, aqueles que não estiverem cumprindo a legislação terão os recursos federais para o setor suspensos.

Para mais informações, a Funasa disponibilizou os telefones (62) 3240-7757/ (62) 3240-7758 e o e-mail projeto.funasa@ifg.edu.br