Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Pandemia dificulta o cumprimento dos critérios do ICMS Ecológico 9 jun 2020 em Meio Ambiente

Pandemia dificulta o cumprimento dos critérios do ICMS Ecológico

Mais uma videoconferência promovida pela Associação Goiana de Municípios (AGM) reuniu secretários municipais do meio ambiente de diversas cidades goianas, ocasião em que foram retiradas várias dúvidas e discutido o tema “ICMS Ecológico Ações 2020 em meio a pandemia”. Na coordenação o assessor ambiental da AGM, Germano Oliveira, com mais de 70 municípios participantes.

Durante os debates o principal foco foi dado as dificuldades que estão sendo encontradas para o cumprimento dos critérios exigidos para a concessão do ICMS Ecológico. Ao todo são dez critérios.

Dentre eles estão a exigência da coleta seletiva de lixo e a educação ambiental. Normalmente essa educação é ministrada através de palestras proferidas nas escolas. Ocorre que todas elas não estão com atividades presenciais, o que impede a execução do trabalho. Além disso existem outras alegações, como por exemplo, a queda na arrecadação do município devido ao desaquecimento da economia, dificultando a obtenção de recursos para realização de projetos programados.

Germano Oliveira diz que o assunto vem sendo discutido com prioridade pela AGM e deverá continuar sendo debatido em reuniões que serão promovidas em breve. “O objetivo é o de catalogar sugestões a serem apresentadas à Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento (Semad) através de um ofício propondo flexibilização na aplicação de alguns desses critérios no ano de 2020”.

Os participantes também foram informados sobre o debate em torno da Resolução que trata da municipalização da concessão de licenças ambientais. “Praticamente 70% do teor da resolução já estão definidos e a AGM participa de todas as reuniões sempre defendendo os interesses dos municípios”, salientou Germano.

 

Assessoria de Comunicação da AGM

Anexos: