Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
O inverno está chegando e com ele os riscos de gripes e resfriados 5 jun 2020 em Saúde

O inverno está chegando e com ele os riscos de gripes e resfriados

No dia 21 de junho, começa o inverno, época em que é comum o aumento do número de pessoas infectadas por vírus da gripe. Causada por diferentes tipos de vírus, a gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Sua capacidade de transmissão é considerada alta, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. Daí a importância da população ficar atenta e adotar medidas preventivas. Principalmente esse ano com a pandemia do coronavirus já que alguns dos sintomas são semelhantes.

 

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. A vacina é segura e considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe. Para garantir a cobertura vacinal de pelo menos 90% da população, o Ministério da Saúde adiou o fim da campanha deste ano para o dia 30 de junho.

 

Diante dos casos da Covid-19, o Ministério da Saúde recomenda que os municípios adotem uma série de estratégias para evitar aglomerações durante a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde. Cada município terá autonomia para definir quais estratégias irá adotar, de acordo com sua realidade e cenário epidemiológico. Contudo, é recomendado que diferentes formatos de organização do processo de trabalho das equipes sejam adotados.

 

Além da vacinação orienta-se a adoção de outras medidas gerais de prevenção para toda a população, comprovadamente eficazes na redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias:

 

– Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento.

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.

– Cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir.

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

– Manter os ambientes bem ventilados.

– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe. – Evitar sair de casa em período de transmissão da doença.

– Evitar aglomerações e ambientes fechados.

– Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Cuidados com a pele

 

O inverno traz problemas, também, para a pele. O maior órgão do corpo humano merece cuidados no inverno, devido à umidade do ar baixa e às temperaturas mais frias, que levam à diminuição na transpiração corporal. Esses fatores fazem com que a pele fique mais seca. Além disso, nesta época, é comum tomarmos banhos mais quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.

 

Dicas para manter a pele hidratada:

 

– Beber no mínimo dois litros de água por dia.

– Evitar banhos quentes e muito demorados; evitar se ensaboar demais e usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele.

– Usar o hidratante logo após sair do box – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho, que ajuda na penetração do creme.

Para peles oleosas, e acneicas, evitar hidratante comum no rosto, usar oil free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax).

– Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes específicos para essa região e, assim, evitar rachaduras.

– Usar filtro solar diariamente.

 

Assessoria de Comunicação da AGM

Fonte: Ministério da Saúde