Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Novos gestores são convocados para o combate ao mosquito Aedes 4 jan 2017 em AGM

Novos gestores são convocados para o combate ao mosquito Aedes

Para mobilizar os novos prefeitos e secretários municipais de Saúde a dar continuidade à força-tarefa ?Goiás contra o Aedes?, em 2017, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza nesta quinta-feira (5), às 14h30, encontro com o tema ?Nova Gestão; Mosquito, Não?.
 
No encontro, será apresentada a situação epidemiológica, de Goiás, em relação às doenças transmitidas pelo Aedes e as estratégias de combate ao vetor aos novos gestores municipais, especialmente com a eliminação mecânica dos focos (visitas domiciliares) e evitando o uso excessivo de inseticida.
 
Goiás se tornou referência nacional no combate ao Aedes, em 2016. O Estado foi o único que assumiu o compromisso de erradicar o vetor e, com o apoio dos municípios e Corpo de Bombeiros Militar, nesse ano, realizou mais de 17 milhões de visitas domiciliares, eliminados os focos em cerca de 126 mil imóveis, e reduziu, em 24%, o número de casos confirmados de dengue em relação a 2015.
 
 
Também será entregue certificado ?Aedes Zero? aos quatro municípios onde não foram encontrados nenhum foco do mosquito no segundo semestre de 2016. São eles: Diorama, Guaraíta, Guarinos e São Patrício. O governador Marconi Perillo e o secretário Leonardo Vilela estarão presentes no evento, que acontecerá no auditório Mauro Borges, Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na Rua 82, Nº 400, Setor Sul. O presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Cleudes Bernardes Baré, também confirmou presença. O presidente da AGM destaca a importância das participações dos municípios nesse trabalho e conclama a todos os prefeitos, secretários municiais de saúde e a população em geral, para que participem ativamente das ações de prevenção e de combate. AGM convida todos os prefeitos para que participem do evento.
 
Para o secretário estadual da saúde, Leonardo Vilela, é preciso ter coragem e ousadia para vencer o Aedes. Segundo ele, ?os resultados foram positivos porque houve um enorme engajamento institucional e popular, com o trabalho feito de maneira sistemática, obedecendo cronogramas, ciclos mensais e monitoramento, em tempo real. Precisamos continuar com a força-tarefa e os resultados somente serão mantidos se tiver a mobilização de prefeitos e secretários?.
 
A Força-Tarefa ?Goiás contra o Aedes?, deflagrada em dezembro do ano passado, se tornou referência para o país. As estratégias e modelos de combate ao mosquito tem conquistado reconhecimento nacional, tanto que em 2016 quatro ministros de Estado, incluindo o ministro da Saúde Ricardo Barros, quatro governadores, além de comitiva de 18 secretários de Estado da Saúde vieram ao Estado para conhecer a operação.
 
A força-tarefa conta com a participação do governo estadual por meio da Secretaria de Estado da Saúde, do Corpo de Bombeiros Militar, outras secretarias de Estado, além de prefeituras, sociedade civil organizada e população, e tem a meta de erradicar focos do Aedes em território goiano. Os municípios que conseguiram eliminar todos os focos também receberam incentivos financeiros.