Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Municípios intensificam as atividades do programa Virada Ambiental 23 nov 2021

Municípios intensificam as atividades do programa Virada Ambiental

Novembro é o mês do Virada Ambiental – maior programa de preservação e de conscientização ambiental do Centro-Oeste e que está na sua terceira edição. Uma semente plantada pela Universidade Federal de Goiás, mas que germinou rapidamente e hoje conta com quase duas dezenas de parceiros participantes. A Associação Goiana de Municípios (AGM) participa do projeto desde o seu início, incentivando os municípios a aderirem à iniciativa. Nesse ano, em plena expansão, o programa conta com 178 municípios goianos, 7 Estados e 3 países (Chile, Portugal e Espanha). Além dos órgãos e entidades que apoiam a iniciativa, a partir desse ano ele conta, também, com a adesão da iniciativa privada. A Saga Moto, por exemplo, está fazendo a doação de uma muda para cada moto, motor de popa ou barco vendidos.
A principal ação do programa é o plantio de mudas, mas a participação das prefeituras com a elaboração de eventos depende da criatividade de cada uma delas. Em várias cidades, como Inhumas, aconteceram passeios ciclísticos. Em Águas Lindas de Goiás as crianças participaram ativamente do plantio de árvores numa nascente que abastece a cidade. Um dos objetivos é o envolvimento de toda a comunidade, para que expanda o pensamento de consciência ambiental.

Semana da Consciência Ambiental

Uma das atividades aconteceu no Campus Samambaia, da UFG, em Goiânia, com o plantio de 1.200 mudas de árvores nativas do cerrado numa área de preservação ambiental às margens do Rio Meia Ponte. Foi o início da Semana da Consciência Ambiental. Participaram o presidente da AGM, Carlos Alberto; diretor da FGM Fred Vidigal; professor Emiliano Godoi, da UFG; Antelmo Teixeira, da EMATER; e representantes da Assembleia Legislativa, Saneago, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Saga Moto e outros.
O Presidente da AGM, Carlos Alberto, destacou a importância do Virada Ambiental na conscientização da sociedade, principalmente junto as crianças nas escolas. Segundo ele, o número de participantes é muito grande, “mas pretendemos levar o programa aos 246 municípios”.
O representante da FGM, Fred Vidigal, afirmou que os municípios goianos já vêm fazendo várias ações de preservação, beneficiando toda a comunidade.
O coordenador do programa, professor Emiliano Godoi afirma que “o Virada Ambiental a gente já considera como um grande sucesso, em especial porque ele se transformou, não só em uma ação no Estado de Goiás, mas está se expandindo para outros estados e até fora do Brasil. Um ideia que começou bem restrita a universidade, mas hoje ganhou o apoio de vários parceiros e chega a iniciativa privada”.
Durante o evento a Semad anunciou que o Governo do Estado vai fazer a doação de 500 mudas a cada município. Será necessário baixar um aplicativo para se cadastrar ao benefício. Maiores informações pelos fones (62) 9 8164 0383 ou (62)3265 13 81.

Obs: para adquirir as mudas da Semad, baixe o app através do link:

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.go.mago.plantego&hl=pt&gl=BR

Assessoria de Comunicação da AGM