Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Municípios goianos ligados ao CONECTA SUS 10 mar 2017 em AGM

Municípios goianos ligados ao CONECTA SUS

Em muito breve todos os 246 municípios goianos estarão interligados ao CONECTA SUS, um dos mais modernos sistemas da tecnologia da informação a serviço da saúde. Sistema considerado inovador em todo o país e implantado em Goiás com resultados altamente positivos. Tanto é que já está sendo utilizado como modelo para outros estados e até países.
 
Para ampliar o sistema, atingindo a todas as cidades do interior, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde, e com a intermediação da Associação Goiana de Municípios, assinou com convênios os municípios através dos quais, pelo sistema de comodato, serão disponibilizados equipamentos para a instalação de centrais em todos eles. Fato que deve ocorrer até o final do próximo mês.
 
O ato de assinatura ocorreu durante o 6º Encontro de Saúde do qual participam prefeitos, secretários municipais de saúde e autoridades, como reitores da UFG, PUC Goiás, Fundação Fio Cruz. O presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Cleudes Baré, falou aos participantes durante o evento quando destacou a importância da utilização desse novo instrumento para a agilização das ações na saúde e, consequentemente, na obtenção de resultados mais positivos. ?O quanto antes for detectado o problema da saúde possibilitará a adoção de medidas mais rápidas. E todos nós sabemos que na saúde não se pode esperar?. Ele acredita que a interligação dos municípios com a Secretaria da Saúde vai facilitar aos gestores a elaboração e execução de políticas no setor.
 
O Governo Estadual está aplicando em torno de 36 milhões de reais e, além do aparelhamento das centrais nos municípios que estarão ligadas a uma central na SES-GO, também estão sendo entregues novos equipamentos para os Agentes Comunitários de Saúde para o uso no seu dia a dia, como aferidor de pressão e de glicemia.
 
Na ocasião Cleudes Baré destacou e elogiou a atuação do secretário estadual de saúde Leonardo Vilela pelo seu dinamismo, seu espírito inovador e pelo sucesso que vem obtendo o CONECTA SUS. Também destacou o trabalho do governador Marconi Perillo em priorizar a saúde junto aos municípios. ?Uma demonstração clara dessa política adotada pelo governador está no fato de que no final do ano passado foram quitadas todas as pendências de repasses de recursos da saúde para as prefeituras?, afirmou Baré.
A Associação Goiana de Municípios desempenhou um importante papel de intermediação entre os municípios e o Governo Estadual para a ampliação do CONETA SUS, atingindo todo o Estado. Na sede da AGM também será instalada uma central que ficará à disposição dos prefeitos na obtenção de informações quando de suas vindas a Goiânia.
 
A AGM alerta aos gestores para que definam, o quanto antes, os servidores que vão operar o sistema para que os mesmos possam fazer, gratuitamente, um curso a ser ministrado pela SES-GO.