Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Municípios contra o Aedes 5 jan 2017 em AGM

Municípios contra o Aedes

Prefeitos e secretários municipais de saúde lotaram o Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na tarde desta quinta-feira (05) para debater a importância da erradicação do mosquito Aedes Aegypti. Ele é transmissor de doenças como a dengue, a chikungunya e o zika vírus. O evento foi convocado pelo governo estadual para mobilizar principalmente os novos gestores nas ações encabeçadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) contra o mosquito. 

A ideia é dar continuidade à força-tarefa ?Goiás Contra o Aedes?, realizada pela SES-GO no ano passado, com o apoio dos municípios. O Corpo de Bombeiros também participa da iniciativa. Segundo o secretário de Saúde, Leonardo Vilela, as ações foram bem-sucedidas em 2016 e a expectativa é de que os números sejam ainda melhores este ano.

?Os resultados foram muito positivos. Chegamos em pleno período chuvoso com quatro municípios com infestação zero do mosquito, isso nunca havia acontecido nesse período. A nossa expectativa é que tenhamos em janeiro deste ano um número de casos muito menor do que foi registrado no ano passado?, salientou.

De acordo com o secretário, quase 18 milhões de visitas foram realizadas nos domicílios goianos no ano passado. Isso mostra que cada um foi visitado mais de uma vez, já que, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que existem cerca de 3 milhões de imóveis no estado. Além disso, 126 mil imóveis tiveram os focos eliminados.

Redução dos números

Houve redução de quase 50% no número de óbitos pela doença. O registro de casos também diminuiu 24%, sendo que a ocorrência de casos graves também decresceu 33%. ?Criamos essa força-tarefa no final de 2015 porque, na época, Goiás era o estado com maior número, proporcionalmente, de infestação do Aedes Aegypti, além de ser o segundo estado do país em números absolutos. Precisávamos mudar essa realidade, mas de forma constante e é o que tem sido feito?, explicou.

Já em relação a chikungunya, foram 24 casos confirmados da doença, enquanto de zika vírus foram 7340, sendo 517 gestantes. O secretário informou que o a Secretaria georreferenciou essas mulheres e está realizando o acompanhamento delas. Ainda no ano passado, foram registrados 28 casos de microcefalia. Destes, houve quatro óbitos neonatais e sete abortos.

Leonardo Vilela destacou ainda que o trabalho realizado em Goiás é referência para o resto do país. Ministros, governadores e secretários estaduais de saúde já estiveram aqui para conhecer as ações que, para o secretário, só têm sido possíveis por causa dos esforços dos prefeitos. Ele parabenizou ainda a Associação Goiana de Municípios (AGM) pela mobilização realizada junto aos gestores municipais na conscientização para eliminar os focos do mosquito.

?A nossa intenção é mostrar os resultados que colhemos e compartilhar com os novos prefeitos e com os prefeitos reeleitos esse sucesso e mostrar a importância de continuarmos cada vez mais incisivos com esse trabalho, nós não podemos parar. Ao longo dos próximos anos nós podemos sim alcançar a meta de erradicar o Aedes Aegypti de Goiás?, defendeu.

O presidente da AGM, Cleudes Baré Bernardes, destacou que essas ações são importantes porque resultam também na melhoria da qualidade de vida dos munícipes. ?Essas doenças causam grandes transtornos. São prejuízos econômicos e sociais. É muito importante que o prefeito entenda que, tomando essa ação preventiva, ele vai reduzir os investimentos em saúde e vai causar o bem-estar da população. Ainda que não haja recursos extras suficientes para o combate, o custo-benefício para o Município é extremamente rentável. É preciso envolver toda a comunidade?, afirmou.

Cleudes Baré disse ainda que o comprometimento de todos os entes da Federação é fundamental para o sucesso. ?A conversação entre os entes é crucial para a governança e o sucesso é garantido. As atitudes tomadas no ano passado se mostraram eficazes. Goiás tem dado o exemplo no combate ao mosquito. É importante que para o êxito dessa força-tarefa os prefeitos se engajem e participem pessoalmente dos trabalhos. Os gestores devem dar o exemplo, mobilizar a comunidade e se integrarem às equipes de saúde?.

O governador Marconi Perillo afirmou que é preciso que todos os entes compartilhem a responsabilidade no combate ao mosquito. ?Quero fazer um apelo aos prefeitos para nos juntarmos de novo esse ano. Precisamos do envolvimento de toda a comunidade. Não adianta o governo estadual trabalhar sozinho, é preciso que haja envolvimento de corpo e alma dos prefeitos?, ressaltou.

Aedes Zero
Quatro municípios goianos foram premiados na ocasião com o certificado ?Aedes Zero?. Em Diorama, Guaraíta, Guarinos e São Patrício não foram encontrados nenhum foco do mosquito. Por isso, eles receberão em janeiro o dobro da contrapartida estadual para as ações.

Segundo a prefeita de Guarinos, Ana Maria Ferreira, só foi possível alcançar esse resultado graças ao trabalho realizado nas ruas. ?Tivemos o apoio de todas as secretarias e das escolas. Trabalhamos muito. Fui para a linha de frente mesmo porque sei da preocupação em relação a essas doenças e isso motivou a comunidade. Quero continuar esse trabalho em 2017, principalmente nesse período chuvoso, que é mais perigoso, intensificar as ações. Esse trabalho é diário. Espero que, da próxima vez, Guarinos receba novamente a certificação?, explicou.