Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Municípios brasileiros enfrentam pior situação fiscal dos últimos 10 anos, afirma Firjan 29 jul 2016 em AGM

Municípios brasileiros enfrentam pior situação fiscal dos últimos 10 anos, afirma Firjan

A nova edição do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) revela que os Municípios brasileiros enfrentam a pior situação fiscal dos últimos 10 anos, com 87% em condição difícil ou crítica. Segundo o estudo, o problema das finanças municipais é estrutural e semelhante ao verificado nas outras esferas da administração pública.

Além dos elevados gastos obrigatórios com pagamento de pessoal, ainda há a dependência de transferências da União e dos Estados. Em 2015, a retração econômica teve como consequência a redução dessas receitas. Ao mesmo tempo, o orçamento das prefeituras nunca esteve tão comprometido com despesas relacionadas ao funcionalismo. Como resultado, R$ 11,4 bilhões deixaram de ser investidos pelos Municípios.
 

Gastos com pessoal acima do limite

Uma análise do IFGF Gastos com Pessoal aponta que esse tipo de despesa já ultrapassa o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), de 60% do orçamento, em mais de 740 Municípios. Esse dado difere de estudo publicado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que sinaliza que 551 cidades que já ultrapassaram o limite permitido pela LRF e 502 estão em situação emergencial. Se esse padrão for mantido, mais de mil cidades terão rompido o teto imposto pela LRF nos próximos cinco anos.    
 
Segundo a Firjan, os Municípios administram cerca de um quarto dos tributos do país, orçamento que equivale ao das economias do Chile e da Argentina somadas.
 

Restos a Pagar

Outro problema identificado é o aumento do número de prefeituras recorrendo aos restos a pagar para postergar dívidas para o ano seguinte. Mais da metade terminou 2015 com o caixa comprometido com despesas do ano anterior, aponta o IFGF. Essa prática afeta as empresas fornecedoras das prefeituras, que sofrem com atrasos no recebimento pelos serviços prestados, além de contribuir para que mais cidades fechem o ano com o orçamento no vermelho.    
 
Apesar da grave situação fiscal dos Municípios, a dívida com a União não é um problema para a maioria deles. Grande parte não tem acesso a crédito, o que faz com que o endividamento seja uma realidade para poucas cidades, especificamente as maiores.
 

Desigualdades

Na outra ponta, o IFGF indica que apenas 12,6% dos Municípios têm situação fiscal boa ou excelente. É a menor porcentagem desde que o índice foi criado, em 2006. Essas cidades se destacaram por terem disciplina financeira, menos gastos com pagamento de pessoal e maior planejamento das contas públicas, o que aumentou sua capacidade de investimento.    
 
Os resultados refletem as desigualdades econômicas e sociais do país, revelando um abismo entre os primeiros colocados no índice, concentrados na região Sul, e os com pior situação financeira, mais presentes no Nordeste. As informações dos 4.688 Municípios analisados pelo IFGF são baseadas em dados fornecidos pelas prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), referentes a 2015.

Clique aqui e acesse o índice FIRJAN de Gestão Fiscal