Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
2 maio 2016 em AGM

Maio amarelo: campanha quer conscientizar sobre acidentes de trânsito

Ocorre durante todo este mês a campanha Maio Amarelo, que tem como objetivo alertar a população sobre o alto índice de mortes e feridos em acidentes de trânsito em todo o mundo. A ação é uma parceria entre Poder Público e entidades da sociedade civil, que buscam conscientizar os cidadãos sobre a necessidade de que cada um seja responsável em suas atitudes no trânsito.

A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV ? a mais consolidada nacional e internacionalmente.

Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção primeira colocar a necessidade de a sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.

A Assembleia-Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a ?Década de Ações para a Segurança no Trânsito?. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. A intenção da ONU com a ?Década de Ação para a Segurança no Trânsito? é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.

O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.

O problema é mais grave nos países de média e baixa rendas. A OMS estima que 90% das mortes acontecem em países em desenvolvimento, entre os quais se inclui o Brasil. Ao mesmo tempo, esse grupo possui menos da metade dos veículos do planeta (48%), o que demonstra que é muito mais arriscado dirigir um veículo ? especialmente uma motocicleta ? nesses lugares.

As previsões da OMS indicam que a situação se agravará mais justamente nesses países, por conta do aumento da frota, da falta de planejamento e do baixo investimento na segurança das vias públicas.

De acordo com o Relatório Global de Segurança no Trânsito 2013, publicado pela OMS recentemente, 88 países membros conseguiram reduzir o número de vítimas fatais. Por outro lado, esse número cresceu em 87 países.

A chave para a redução da mortalidade, segundo o relatório, é garantir que os estados-membros adotem leis que cubram os cinco principais fatores de risco: dirigir sob o efeito de álcool, o excesso de velocidade, não uso do capacete, do cinto de segurança e das cadeirinhas. Apenas 28 países, que abrigam 7% da população mundial, possuem leis abrangentes nesses cinco fatores.

Goiás
Ainda segundo dados da OMS, o ?tolerável? para taxa de mortalidade por acidentes de trânsito é de 11,1 para cada 100 mil habitantes. No estado, esse índice chega a 32,67, muito além do indicado pelo órgão. Em 2015, foram registrados 5,800 acidentes. 

Desse total, 4.053 acidentes envolveram motociclistas, 821 com pedestres, 486 com motoristas, 222 com ciclistas e os demais com outros tipos de veículos. A SES-GO e o Detran prepararam um calendário de ações para promover a segurança do trânsito. 

Como parte do calendário, serão iluminados de amarelo diversos monumentos em Goiânia para registrar a data. Entre eles estão o Palácio das Esmeraldas, o Centro Cultural Oscar Niemeyer e os dois monumentos conhecidos como os três prismas, além dos hospitais estaduais. 

Calendário:

-15/05: No dia 15 de maio terá uma grande exposição de veículos na Avenida Araguaia, em frente ao Mutirama, que representará a sensibilização de autoridades para investir e incentivar o uso do transporte coletivo. 

-18 a 19/05: Curso de aperfeiçoamento de pilotagem para motociclistas oferecido pela Honda do Brasil ? que acontecerá no pátio do Detran. 

-22/05: ?Bora de Bike? Passeio ciclístico com a adesão de mais de 8 mil ciclistas que irão colorir de amarelo as ruas de Goiânia.

-Palestras:  Durante todo mês serão oferecidas minipalestras nos campi da UEG e nos locais de realização das provas para obtenção da CNH.

As ações em Goiás contam com os seguintes parceiros: Detran-GO, Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas (OMSH), Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-GO), Programa Educando e Valorizando a Vida de UEG,Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), dentre outros órgãos.   

Anexos: