Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Lançado o Circuito das Cavalhadas em Goiás 7 maio 2018 em AGM

Lançado o Circuito das Cavalhadas em Goiás

Onze municípios goianos promovem anualmente As Cavalhadas. Além da preocupação da manutenção da cultura, os eventos são importantes para o aquecimento da economia local com a atração de turistas.

 

E a Goiás Turismo acaba de promover o lançamento do Circuito das Cavalhadas de Goiás que apresenta a seguinte programação: As Cavalhadas em Posse e em Santa Cruz de Goiás, neste ano, acontecem nos dias 19 e 20 de maio. Em Jaraguá, a representação da luta entre mouros e cristãos está marcada para 20 e 21 de maio e em Pirenópolis, para 20 a 22 de maio. Alguns municípios fazem a festa em junho: Palmeiras de Goiás, de 1º a 3; Crixás e São Francisco de Goiás nos dias 9 e 10; Cedrolina, que é distrito de Santa Terezinha de Goiás, 14 e 15; e Hidrolina, nos dias 16 e 17 de junho. Em setembro tem Cavalhadas em Corumbá de Goiás, de 7 a 9, e em Pilar de Goiás, nos dias 8 e 9 de setembro.

 

As Cavalhadas são realizadas há mais de 200 anos em Goiás, unindo religiosidade, cultura, turismo e economia.

 

A festa, que mistura elementos sagrados e símbolos pagãos, atrai milhares de turistas que movimentam e incrementam a economia dos municípios. Na ocasião, foi lançado o programa estadual de incentivo às Cavalhadas – Bolsa Cavalhada, que apóia com recursos a realização dos festejos.

 

A solenidade de lançamento aconteceu no Salão Dona Gercina no Palácio das Esmeraldas, presidida pelo governador José Éliton, com as participações da primeira dama estadual Fabrina Müller, o ex-governador Marconi Perillo, deputados, inúmeros prefeitos, secretários de cultura e populares.

 

O Circuito Cavalhadas de Goiás, coordenado pela Goiás Turismo, busca valorizar a tradição e destacar o espetáculo nos municípios, preservar e incentivar a manifestação da história, folclore e religiosidade do povo goiano.

 

Programa de incentivo às Cavalhadas

 

Na ocasião o governador José Eliton afirmou que as Cavalhadas são “uma manifestação cultural que envolve todos os goianos, que projeta para o Brasil nosso coração, nosso sentimento de fé e religiosidade”.

 

Sobre seu governo, José Eliton declarou que busca “trabalhar para consolidar conquistas e apontar o caminho de avanços e modernizações”.

 

 “Nós estamos trabalhando mais forte este ano a parte de infraestrutura e de atração de turistas”, explicou o titular da Goiás Turismo, Leandro Garcia, que vê no turismo “uma grande mola propulsora do desenvolvimento, tanto é que, segundo dados do IBGE, do ano passado, Goiás foi o estado que mais cresceu na cadeia produtiva do turismo no País, e Caldas Novas foi a cidade que mais gerou empregos em Goiás no ano de 2017”. O ex-governador Marconi Perillo, presente à solenidade e reconhecido pelos presentes como um gestor que deu destaque para a cultura em seus governos, assinalou que “José Eliton assumiu o governo a menos de um mês e não houve nenhuma ruptura, nenhum retrocesso, sempre avançando sem parar”, observando que o governo está afinado e que “quando a gente tem uma orquestra afinada, ela continua afinada até o fim”.

 

Assessoria de Comunicação da AGM

Fonte: Goiás Agora