Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
?Janeiro branco alerta para cuidados com a saúde da mente 18 jan 2017 em AGM

?Janeiro branco alerta para cuidados com a saúde da mente

A Campanha Janeiro Branco busca mostrar às pessoas que a mente, assim como o corpo, precisa de cuidados especiais. O propósito é divulgar com mais intensidade durante os 31 dias do mês que os transtornos psiquiátricos precisam ser tratados. A mobilização nasceu em Minas Gerais e já conquistou psicólogos de todo o Brasil.

O mês de janeiro foi escolhido por se tratar de um período em que as pessoas estão estabelecendo novas metas para o ano que se inicia e fazendo um balanço do ciclo que chegou ao fim. É nesse momento, segundo especialistas criadores da campanha, que as pessoas mais criam expectativas e também se frustram, o que pode gerar conflitos mentais. 

Desde 2014 no Janeiro Branco são realizadas palestras, cursos, debates e outras ações com a intenção de mobilizar a população. O tema da campanha é ?Quem cuida da mente, cuida da vida.?. 

Casos de doenças mentais tem crescido
Pesquisas recentes apontam que as doenças relacionadas à mente tem crescido no Brasil e no mundo. A depressão, que provoca tristeza, baixa autoestima e pessimismo, é uma das doenças mais graves e tem se tornado cada vez mais comum, afetando, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 350 milhões de pessoas no mundo todo. Somente no Brasil, 16% da população está acometida pelo transtorno, porcentagem superior a taxa de depressão nos Estados Unidos da América (EUA), onde 13% possui a doença. Na Espanha 9% sofrem com o distúrbio e na China quase 6% são portadores. 

Outro dado que preocupa brasileiros é que no país as pessoas têm sido diagnosticadas com a depressão muito jovens. A média de idade é de 36 anos. A faixa etária entre os 35 e 49 anos concentra a maior taxa de depressivos brasileiros, com maior incidência entre as mulheres (68,9%). O mesmo tem sido observado na França, Reino Unido e Espanha.