Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Intensificada a vacinação contra a febre amarela em alguns municípios 31 jan 2017 em AGM

Intensificada a vacinação contra a febre amarela em alguns municípios

Com cobertura vacinal para febre amarela de 94%, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) anunciou que intensificará vacinação nos municípios, em que menos de 60% da população é vacinada: Baliza, Adelândia, Aruanã, Jussara, Campinaçu, Amaralina, Trindade, Sítio da Abadia, Guarani e Itarumã.
Essa semana a SES-GO enviou para as 18 regionais de saúde, a remessa de vacinas relativa ao mês de fevereiro num total de 80 mil doses de vacina contra febre amarela. As regionais de saúde repassarão as doses para os municípios que vacinará a população.
 
A gerente de epidemiologia da SES, Magna Maria de Carvalho, afirmou que por causa da excelente cobertura vacinal em Goiás, não é necessário alarde por parte da população, frente aos casos registrados em outros Estados. Até o momento, Goiás não confirmou nenhum caso de febre amarela em seu território.
?Estamos numa posição confortável em relação a outros Estados. Contudo, é preciso lembrar que para estar imunizado é preciso tomar duas vacinas contra a Febre Amarela, durante toda a vida?, pontuou.
 
Segundo Magna, existem três casos suspeitos de Febre Amarela registrados em municípios de Goiás. Um, em Piranhas, relativo a um andarilho proveniente de Minas Gerais; outro caso suspeito em um senhor, em Luziânia; e uma teceria suspeita, em uma gestante de Novo Gama.
?Porém, em nenhum desses casos a doença foi confirmada. A hipótese de ser positivo para febre amarela é pequena, porque todos apresentaram sintomas de outras enfermidades?, afirma Magna.
Ela explica que crianças menores de 5 anos devem tomar a primeira dose de vacina, aos 9 meses de idade, e outras aos 4 anos de idade. Após, essa idade, caso não tenham tomado nenhuma dose, é preciso tomar a primeira e, 10 anos depois, repetir a segunda dose.
 
Os bebês podem ser vacinados a partir dos seis meses de idade, quando a criança reside em uma área em que há morte de macacos com suspeita de febre amarela e na área em que há casos de febre amarela silvestre. Mas fora dessa situação, a indicação é vacinação a partir de nove meses de idade.
 
As contraindicações para vacinação contra Febre Amarela são: hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina e portadores de imunodeficiências; indicação da vacinação também deve ser ponderada na idade entre seis e oito meses; idade ? 60 anos; infectados pelo vírus HIV; gestantes; mulheres amamentando crianças menores de seis meses; e transplantados. A vacina assegura 100% de imunização, após o décimo dia de aplicação, sendo necessárias duas doses durante a vida.