Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
4 out 2016 em AGM

Índice de reeleição de prefeitos em Goiás foi de 51,63%

Encerradas as eleições em 244 municípios goianos, e faltando definições apenas em 2 (Goiânia e Anápolis) onde ocorrerá o segundo turno das votações, constata-se que o índice de reeleição de prefeitos em Goiás foi de 51,63%.
Nas eleições passadas 694 candidatos disputaram prefeituras dos quais 613 do sexo masculino (88,83%) e 81 do sexo feminino (11,67%).
A Associação Goiana de Municípios (AGM) fez um levantamento sobre o assunto. Dos 246 prefeitos em exercício de mandato, 185 possuíam condições legais de concorrer à reeleição. Entretanto, 122 decidiram disputar as últimas eleições e desse total 63 conseguiram se reeleger, o que equivale a 51,63%.
Vale lembrar que em Anápolis o atual prefeito João Batista Gomes Pinto (PT) ainda disputa a reeleição em segundo turno.
Para analisar os dados a AGM adotou como metodologia a relação dos prefeitos que exercem mandatos no momento, não levando em consideração os que foram eleitos em 2012 uma vez que alguns deles já se afastaram dos cargos por motivos variados. A conclusão foi obtida através do cruzamento dos números dos CPFs dos candidatos à reeleição com os dos que foram eleitos. Dados esses fornecidos pelo TSE.
O presidente da AGM, Cleudes Bernardes Baré, avaliou que foi considerável o índice de reeleição dos prefeitos, não só em Goiás, mas em todo o Brasil, levando se em conta as atuais circunstâncias porque passam as administrações municipais. ?O resultado pode ser considerado positivo se analisarmos a difícil situação financeira enfrentada pelos municípios. Com a redução de recursos nos últimos anos ficou muito difícil de se executar uma administração dentro dos parâmetros desejados pela população e pelos gestores. Mesmo para os gestores mais eficientes. Daí, é natural o sentimento de mudança, bem como o desgaste de algumas administrações. Tudo isso, certamente, refletiu no resultado das urnas ?, salientou.
 
Veja em Anexo os municípios e os prefeitos que se reelegeram.