Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
IBGE quer apoio dos municípios para garantir o sucesso do Censo 2020 19 ago 2019 em AGM

IBGE quer apoio dos municípios para garantir o sucesso do Censo 2020

A Superintendência Regional do IBGE em Goiás já trabalha na preparação do Censo 2020, que acontece em todo o país no ano que vem, cuja coleta de dados será feita nos meses de agosto, setembro e outubro. Para garantir o sucesso da pesquisa o órgão convoca todos os municípios para que deem sua colaboração que deve ocorrer de várias formas.



Para tratar do assunto o Superintendente Regional do IBGE em Goiás Edson Roberto Vieira e o coordenador do Censo no Estado Daniel Ribeiro de Oliveira se reuniram com o presidente da Associação Goiana de
Municípios (AGM) Paulo Sérgio de Rezende (Paulinho). Na ocasião foram fornecidas informações sobre as medidas que estão sendo adotadas de momento bem como a programação de trabalhos a ser executada até a realização do censo.



Daniel Ribeiro destacou como muito importante as participações dos municípios, dando suporte e apoio aos técnicos do órgão. Segundo ele as prefeituras devem promover junto a população local uma campanha de esclarecimento e de conscientização dos habitantes para a importância da pesquisa. Além disso oferecer orientações aos recenseadores. “Com o clima de insegurança que reina no país e com o medo da população quanto ao fator violência, certamente, os pesquisadores terão um pouco de dificuldades para terem acesso aos entrevistados, mas isso será superado”, garantiu.



O presidente da AGM, Paulo Sergio de Rezende, informou que é grande a expectativa dos municípios quanto a realização do censo e chegou a sugerir que ele fosse realizado de 5 em 5 anos e não de 10 em 10 como
atualmente. “O índice populacional do município é um importante fator na definição do quanto a prefeitura receberá do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que representa para a grande maioria dos municípios brasileiros a sua principal fonte de renda”, garantiu. Para ele, no período de 10 anos, considerado bastante extenso, as populações de vários municípios apresentam grande variações do número de habitantes e alguém sai prejudicado.



Como parte da programação de trabalho o IBGE iniciou nessa segunda-feira e promove até o dia 31 de outubro reuniões em cada um dos municípios goianos.

 

O presidente da AGM afirmou que a entidade tudo fará para garantir o sucesso do censo demográfico. Para tanto, através de sugestão da associação, ficou definida para o dia 24 de setembro uma reunião em Goiânia em local a ser definido com as participações de prefeitos, secretários municipais e servidores indicados pelos gestores para definir suas participações no processo bem como receber informações de como o recenseamento será feito.



Paulo Sérgio, numa mensagem direta aos prefeitos, reafirmou que “os municípios têm que participar devido a importância da pesquisa e ao fato de que eles serão muito beneficiados. Não adianta se omitir agora e reclamar depois”.



Assessoria de Comunicação da AGM