Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Hemocentro abre agenda de coletas externas 8 set 2016 em AGM

Hemocentro abre agenda de coletas externas

O Hemocentro, em busca de facilitar a doação de sangue e a inscrição no Cadastro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), realizará em setembro várias coletas externas pelo estado. Nos municípios de Morrinhos, Porangatu, Jandaia, Pirenópolis, Mineiros e Goiânia haverá coleta de doações de sangue, a fim de aumentar o estoque de bolsas na unidade. Em Porangatu e Mineiros também será possível se cadastrar no Redome. Veja a programação abaixo.

?O procedimento é simples. É retirado apenas cerca de 5ml de sangue do doador que será incluído no banco de dados nacional, que, em muitos casos, é o único recurso para salvar a vida de quem sofre de graves doenças?, explica o diretor administrativo do Hemocentro, Arione de Paula. Qualquer pessoa pode ajudar. Para isso é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e gozar de boa saúde. Para se cadastrar, o candidato a doador deverá procurar o Hemocentro mais próximo de sua casa ou a unidade itinerante, onde será agendada uma entrevista para esclarecer dúvidas a respeito das doações e, em seguida, será feita a coleta de uma amostra de sangue (de 5 a 10 ml) para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador).

Depois disso, os dados do doador são inseridos no cadastro do Redome e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir-se quanto à doação. O transplante é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue como leucemias, anemias graves e outras doenças. O procedimento consiste na substituição de uma medula óssea doente ou deficitária por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma medula saudável.
 
Doação de sangue

As demais coletas de sangue agendadas servirão para repor os estoques do Hemocentro. ?Precisamos de muitos voluntários. Uma única bolsa de sangue é capaz de salvar quatro vidas?, completou Arione.

Podem doar sangue pessoas com peso mínimo de 50 quilos, que tenham entre 18 e 69 anos. Também podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos se houver o consentimento formal do responsável legal. O candidato não deve estar cansado, não deve ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não deve estar em jejum. O doador deve levar um documento oficial com foto.
 
Confira abaixo os locais de doação:

Morrinhos
Avenida Genoveva Rezende Carneiro, Qd. 04, Lt. 03, Setor Aeroporto (Próximo à estátua do Cristo).
Data: 10/09
Horário: Das 08:00 às 16:00 horas
 
Porangatu
Coleta de amostra de sangue para cadastro de doação de Médula Óssea
Centro Cultural de Porangatu (em frente a Lagoa)
Coletas: 09 e 10/09
Das 08:00 às 16:00 horas
 
Jandaia
Praça Belmiro Vivaldo dos Santos ? Setor Central (Em frente à Igreja Matriz).
Coleta: 16/09
Das: 08:00 às 16:00 horas
 
Pirenópolis
Avenida Neco Mendonça, S/N, Centro (Em frente a câmara municipal, próximo a rodoviária.
Coleta: 21 e 22/09
Horário: 08:00 às 16:00 horas
 
Mineiros
Coleta de amostra de sangue para cadastro de doação de Medula Óssea
Faculdade Morgana Potrich – FAMA
Coleta: 23 e 24/09
Horário: Das 08:00 às 16:00 horas
 
Goiânia
CRD/ Hospital dos Acidentados
30/09
Horário: 08:00 às 16:00 horas