Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Governo estadual lança o Programa UEG em Rede 13 jun 2018 em AGM

Governo estadual lança o Programa UEG em Rede

Nessa quinta-feira (14), às 17 horas, no Centro de Convenções em Anápolis o governador José Éliton preside solenidade de lançamento do Programa UEG em Rede que visa levar ensino superior a todos os municípios de Goiás. O programa é o resultado de parceria entre a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), e tem como objetivo universalizar o acesso, a presença e a participação da educação superior pública, gratuita e de qualidade na vida de todos os municípios goianos. A AGM convida todos os prefeitos, vereadores e demais lideranças para participarem do evento.

O Programa UEG em Rede é iniciativa inovadora na Educação Superior Pública de Goiás. “É uma democratização do Ensino Superior; um projeto muito importante que nós queremos replicar em Goiás. É Goiás trabalhando, acelerando e inovando”, afirma o governador José Eliton. O reitor Haroldo Reimer adianta que o primeiro vestibular para ingresso no UEG em Rede será realizado em setembro deste ano.

O reitor afirma que a UEG é um mecanismo de política pública que já fez muito e “com ousadia e planejamento nós poderemos fazer ainda muito mais” com a criação do UEG em Rede. Segundo ele, a instituição que dirige quer avançar na agenda da inovação com o cuidado das pessoas e para isso “é importante abrir possibilidades para que mais goianos tenham a oportunidade de transformar o seu sonho em realidade”.

O Programa UEG em Rede oferecerá mais de 11 mil vagas em Cursos de Graduação e de Pós-Graduação, em Projetos de Pesquisa, em Projetos de Extensão e em Eventos Acadêmicos. No seu primeiro ciclo, o projeto contará com os seguintes cursos:

• Graduação: Bacharelado em Administração (4 anos); Superior de Tecnologia em Gestão Pública (2 anos) e Licenciatura em Pedagogia (4 anos).

• Pós-graduação: Especializações em Gestão Pública; Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde (18 meses cada).

Os cursos serão executados em rede, utilizando a Educação a Distância (EaD), mediada pelas tecnologias da informação e comunicação. Os estudantes acessarão os conteúdos dos cursos e realizarão suas atividades por meio da plataforma de Educação a Distância da UEG, acessada pela internet. Com isso poderão estudar nos locais que melhor respondam às suas necessidades.

Na matriz curricular de cada curso são previstos encontros presenciais (um cada período de 30 a 60 dias), a serem realizados em um Polo de EaD que congregará os municípios participantes do Programa UEG em Rede. Em cada microrregião de Goiás será instalado um Polo EaD do Programa UEG em Rede, congregando os municípios participantes na microrregião. Os Polos EaD serão a sede dos encontros presenciais obrigatórios dos cursos e demais atividades do Programa.

Os recursos oferecidos pela UEG no Programa serão: Corpo docente e de pesquisa (coordenadores de curso, professores formadores e professores tutores a distância); a plataforma online de Educação a Distância; o acesso individual de cada estudante à biblioteca digital; laboratórios móveis de pesquisa e prática científica e ainda a logística para deslocamento do seu corpo docente aos Polos EaD.

Em contrapartida, a Prefeitura Municipal, ao aderir ao Programa, deve disponibilizar um servidor público para atuar como Tutor Presencial do Núcleo do Programa no município; um Laboratório de informática com acesso à internet banda larga; salas de aula para encontros e eventos presenciais dos estudantes do município, de acordo com a demanda local; atração de demanda e divulgação do vestibular no município e também o transporte dos estudantes do município até o Polo EaD para os encontros presenciais.

Adesão ao UEG em Rede

A adesão dos municípios ao Programa poderá ser feita individualmente ou em consórcio. Na adesão individual, o município implantará um Núcleo Municipal do Programa UEG em Rede. Já na adesão por consórcio, os municípios envolvidos definirão em qual deles será implantado esse Núcleo, que atenderá todos os alunos do consórcio.

Passos para o município participar do programa:

1. Lançamento do Programa pelo Governador

2. Assinatura do Termo de Adesão do Município com a UEG

3. Seminário de preparação dos Núcleos Municipais do Programa

4. Vestibular

5. Início das turmas

Assessoria de Comunicação da AGM

Fonte: Gabinete de Imprensa do Governador