Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
2 dez 2016 em AGM

Governo Estadual conclui repasses da saúde aos municípios

O Governo de Goiás concluiu a quitação da contrapartida da Saúde com todos os municípios goianos. Em solenidade realizada no Auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o governador Marconi Perillo acentuou que se sente gratificado em cumprir o compromisso de efetuar o repasse necessário ao desenvolvimento das ações de saúde em favor dos cidadãos. Com isto, Goiás mais uma vez se destaca no cenário nacional ao ser o único Estado do País a zerar os débitos na área da Saúde com as prefeituras municipais. 
Esse foi um pleito da Associação Goiana de Municípios (AGM) que, por diversas vezes, apresentou a reivindicação do governo.
 
Estiveram presentes ao encontro o vice-governador José Éliton, o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Cleudes Bernardes Baré, prefeitos municipais e autoridades estaduais. 
 
O secretário Leonardo Vilela disse, em pronunciamento, que a conclusão do repasse da contrapartida aos municípios vai possibilitar às prefeituras a oferta da assistência de forma plena e a realização de procedimentos básicos e imprescindíveis. Além de concluir o pagamento relativo a este ano, o Governo Estadual quitou os débitos relacionados ao ano de 2014. Só em 2016 foram disponibilizados, aos municípios, R$ 108.822.644,06 milhões relativos à quitação dos meses de fevereiro a novembro. Os municípios também terão acesso a R$ 29.634.301,90 milhões que se referem ao ano de 2013 e 2014. Leonardo Vilela acentuou, também, que o direcionamento e a priorização desta verba à SES-GO sintetiza a sensibilidade do governador Marconi Perillo em proporcionar condições para o atendimento qualificado a um grande contingente de pessoas. 
 
Na ocasião, o governador Marconi Perillo fez um agradecimento especial a todos os prefeitos que tiveram a compreensão para com a situação financeira do estado, que provocou esse atraso.
 
Já o presidente da AGM, Cleudes Baré, frisou que mesmo sendo uma obrigação dos estados efetuarem os repasse de forma atualizada é elogiável a atitude do governador Marconi Perillo, ?sensível as causas dos municípios? ao tomar essa decisão uma vez que Goiás se torna um dos poucos em todo o país a adotar essa medida. Em Minas Gerais, por exemplo, os prefeitos chegaram a entrar com ações na justiça para receber os recursos estaduais a que têm direito.
 
Na solenidade o governador também se comprometeu em atualizar, ainda esse ano, os repasses referentes ao transporte escolar. ?Vou ligar ainda hoje para a  Raquel Teixeira ( secretária da Seduce) para que isso seja viabilizado o quanto antes?, salientou.

Anexos: