Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
18 nov 2016 em AGM

Governo do Estado lança Pacto Social Pela Vida

O Governo Estadual lançou nesta quinta-feira (17) na Vila Finsocial, em Goiânia, um programa pioneiro que prevê o entrosamento entre poder público e comunidade: o Pacto Social Pela Vida. A ação de governo prevê Conferências Municipais de Segurança Pública em 21 cidades da Região Metropolitana de Goiânia e do interior do Estado, onde se concentram 89% dos crimes contra a vida e o patrimônio.
 
A primeira conferência do novo programa foi presidida pelo vice-governador e titular da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), José Eliton, em Trindade, e agora chega a Goiânia. Na abertura, o governador Marconi Perillo afirmou que é muito importante o envolvimento da comunidade e que serão realizadas ações, em conjunto com o poder público municipal, nas 50 maiores cidades do Estado.
 
?É uma ação permanente?, disse, ao ressaltar a presença física das polícias nos bairros.  Na Vila Finsocial serão realizadas, em quatro dias, 23 reuniões de grupos de trabalho com a comunidade local. Ele observou que muitos generalizam ao falar de Segurança Pública, em função da sensação de medo. Segundo ele, Goiás investiu este ano quase R$ 3 bilhões na área, garantindo infraestrutura para as polícias Civil e Militar, que contam com equipamentos de última geração e apoio de um complexo sistema de inteligência.
 
?O governo brasileiro também tem de investir em Segurança Pública?, reclamou Marconi. 
 
O vice-governador José Eliton destacou a importância do envolvimento da sociedade numa ação articulada com o poder público. Segundo ele, essa é a principal característica do Pacto Social Pela Vida. José Eliton, que preside o pacto, explicou que o programa, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, une diferentes órgãos públicos, das esferas federal, estadual e municipal em torno de cinco grandes eixos de atuação: prevenção social; segurança cidadã, intervenção urbana e ambiental; inteligência e estratégia; e repressão qualificada. Trata-se da união de esforços entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além da sociedade civil, para coibir a criminalidade.
 
José Eliton reforçou ainda as críticas ao sistema penitenciário nacional, insistindo na necessidade de mudanças jurídicas e reestruturação urgentes. Também defendeu o endurecimento da legislação penal, de forma a evitar a reincidência criminal. ?Ninguém aguenta ver criminosos praticando crimes com a certeza da impunidade nesse País?, arrematou o vice-governador.