Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Governo do Estado avança na expansão da telefonia 5G 15 mar 2023

Governo do Estado avança na expansão da telefonia 5G

O governador Ronaldo Caiado apresentou aos municípios a legislação estadual de expansão do sinal 5G em território goiano. Várias autoridades participaram da solenidade e, dentre elas, os presidentes Carlão da Fox (AGM) e Aroldo Naves (FGM) e inúmeros prefeitos. Hoje, Goiás conta com 50 municípios liberados pela Anatel para operar o 5G.
Participaram representantes de 49 prefeituras contempladas com a liberação do novo sinal de internet pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Lei estadual poderá ser utilizada como modelo por gestões municipais
Na ocasião o governador Ronaldo Caiado propôs parceria às prefeituras para que Goiás seja pioneiro na atração de operadoras visando a instalação do sinal 5G. “Se tivermos dedicação, espírito público e determinação, temos tudo para gerar a instalação do 5G em primeiro lugar”, afirmou ao destacar que a chegada da nova rede de internet representa avanços econômicos e sociais.
O presidente da AGM, Carlão da Fox, ressaltou que os municípios têm o maior interesse na implantação desse sistema que vai representar um grande avanço na tecnologia da telefonia e internet.
Durante o encontro, realizado no HUB Goiás, em Goiânia, os gestores municipais tiveram acesso à Lei Estadual nº 21.774/23, sancionada em janeiro deste ano, que trata da Política Estadual de Estímulo à Implantação de Tecnologias de Conectividade Móvel. O dispositivo poderá ser utilizado como modelo para que os municípios façam a atualização da legislação local, conforme exigido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O governador explicou que cada prefeitura possui autonomia sobre sua legislação, mas sugeriu que o modelo estadual seja seguido para que haja uma harmonia entre as regras vigentes para acelerar tal processo. “[As empresas] vão escolher para investir o Estado que seja moderno, menos burocrático e mais resolutivo”, sublinhou o governador.
O sinal 5G “é algo que vai mudar o contexto do Estado”, continuou Caiado. Como exemplo, citou avanços que podem ser obtidos na educação, saúde, segurança pública, agronegócio e ampliação de oportunidades de emprego.
O conselheiro da Anatel, Arthur Coimbra, que no ato representou o presidente Carlos Baigorri, alegou que o esforço de Caiado em ampliar o alcance do 5G traz aos municípios goianos a oportunidade de ‘furar a fila’, uma vez que a legislação compatível viabiliza tal prioridade. “Recebe antes do que receberia e antes dos outros municípios”, relatou.
O evento reuniu as cidades contempladas na segunda fase de liberação do 5G autorizada pela Anatel no final do ano passado. Foram selecionados 49 municípios, entre eles destinos turísticos como Cavalcante e Pirenópolis; e ainda Aparecida de Goiânia, segundo mais populoso do estado. A capital goiana foi incluída na primeira fase. Além dos 50 citados, Goiás possui 32 com planejamento aprovado pela agência reguladora e 164 a serem planejados, totalizando os 246 municípios.

Assessoria de Comunicação da AGM