Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Goiás Turismo divulga o novo Mapa do Turismo 30 mar 2022

Goiás Turismo divulga o novo Mapa do Turismo

O Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo acaba de divulgar o novo Mapa do Turismo, que passa a contar com 92 municípios, distribuídos em 10 regiões turísticas (Vale do Araguaia, Ouro e Cristais, Chapada dos Veadeiros, Negócios e Tradições, Pegadas no Cerrado, Estrada de Ferro, Lagos do Paranaíba, Águas e Cavernas do Cerrado, Vale da Serra da Mesa e Águas Quentes). De acordo com a Agência Estadual de Turismo, 6 cidades saíram e outras 19 entraram para o Mapa. A listagem anterior contava com 79 destinos.

Os novos integrantes são: Anicuns, Buriti de Goiás, Buritinópolis, Cocalzinho, Divinópolis, Doverlândia, Flores de Goiás, Guarani de Goiás, Ipameri, Itapuranga, Luziânia, Mossâmedes, Nova Roma, Nova Veneza, Novo Gama, Palmelo, Posse, Simolândia e Uruana. Já os municípios de Aparecida de Goiânia, Caldazinha, Catalão, Portelândia, Terezópolis de Goiás e Urutaí não enviaram a documentação exigida e saíram da lista. O município de Baliza trocou de região e passa a integrar a “Pegadas no Cerrado”.

Entre os critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo para compor o Mapa, estão a comprovação da existência do órgão ou entidade responsável pelo setor; destinar dotação para o turismo na lei orçamentária anual; possuir Conselho Municipal de Turismo ativo e comprovar a existência de uma Instância de Governança Regional. Os dados enviados pelos municípios foram validados pela Goiás Turismo e homologados pelo Ministério do Turismo.

Políticas Públicas de Turismo

O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento de gestão que orienta a atuação dos governos federal e estadual no desenvolvimento de políticas públicas. Ele define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente a partir de critérios obrigatórios. Além disso, apresenta os municípios, organizados em regiões turísticas, que integram a política nacional de turismo no País.

O presidente da Goiás Turismo. Fabrício Amaral, disse que o Governo de Goiás aposta no fortalecimento das governanças regionais. “Investimos em qualificação e planejamento, lançando o Programa Turismo 4.0, em parceria com o Sebrae-GO. Em 2021, a Goiás Turismo esteve nas dez regiões turísticas, ouvimos os gestores, levamos capacitação e avançamos muito, mesmo na pandemia”, garantiu.

Assessoria de Comunicação da AGM