Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Goiás define estratégias para evitar queimadas 14 jun 2016 em AGM

Goiás define estratégias para evitar queimadas

Com a chegada do período de estiagem e da baixa umidade em Goiás, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) em parceria com o Corpo de Bombeiros e o Batalhão Ambiental da Polícia Militar definiram ações que têm como intenção prevenir e combater possíveis focos de incêndio nos parques estaduais. 

Uma das principais estratégias do grupo de técnicos será a realização de aceiros, que são aquelas faixas onde a vegetação foi completamente eliminada do solo, nas divisas dos parques e nas margens das rodovias. O monitoramento dos parques com satélites e geoprocessamento foi outra ação definida. ?Todo grande incêndio começa com um pequeno foco. Se conseguirmos identificar com rapidez, podemos evitar que ele tome proporções maiores?, disse o secretário da Secima, Vilmar Rocha. 

O Estado de Goiás possui 11 unidades de conservação, mas que pela extensão e a proximidade com as rodovias são difíceis de evitar incêndios. ?Apesar das dificuldades, com ações preventivas nós podemos minimizar os efeitos, trabalhando em conjunto e com planejamento?, disse o secretário da Secima, Vilmar Rocha.

Quando se fala em queimadas em Goiás uma das maiores preocupações é o Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (Peamp), que fica às margens da BR-153. Com área de 3.183 hectares, o Peamp recebe pessoas que entram de forma clandestina no parque para pescar na barragem do Ribeirão João Leite. Para tentar evitar, o Batalhão Ambiental vai intensificar o patrulhamento no parque para impedir a pesca clandestina e a entrada não autorizadas de pessoas na área.

Os três órgãos pediram à população que tome cuidado e não inicie, mesmo que sem querer, queimadas, principalmente nessa época do ano. As autoridades lembraram que um cigarro arremessado pela janela de um carro pode causar uma tragédia ambiental de danos impossíveis de impedir.

Fonte: Klau Bueno – Assessoria de Comunicação da AGM, com informações da Comunicação Setorial da Secima