Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
?Goiás contra o Aedes reduz 61% dos focos do mosquito 21 mar 2016 em AGM

?Goiás contra o Aedes reduz 61% dos focos do mosquito

Em três meses de ação, o programa Goiás contra o Aedes reduziu o índice de infestação do mosquito no território goiano de 3,99% em janeiro para 1,53% em março, o que significa que foram encontrados 61% menos focos do mosquito Aedes aegypti nos imóveis goianos. ?Esse é um grande avanço, pois eliminar os focos é, comprovadamente, a forma mais eficaz de se combater o Aedes aegypti?, avalia a gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Goiás (SES), Magna Maria Carvalho. 

A gerente acentua que a redução do índice de infestação deve resultar, a médio e longo prazo, na redução do número de casos das doenças transmitidas pelo vetor. ?Por enquanto, já percebemos que em Goiás o aumento do número de casos foi em percentual bem abaixo que a média nacional. Enquanto no Brasil esse aumento foi em mais de 50%, aqui, foi de 18,85%?, compara.

De acordo com a gerente, um dos fatores que causou o número de aumento dos casos de dengue foi a notificação de outras doenças transmitidas pelo Aedes ? em especial zika e chikungunya ? como dengue. ?Há ainda a circulação simultânea de todos os sorotipos de dengue e o avanço da doença em todo o País. Obviamente Goiás não está em uma situação pior por causa da mobilização do Goiás contra o Aedes, visitando, mensalmente, todos os domicílios goianos para eliminar os focos?, avalia.

Os registros do Boletim Semanal de Dengue mostram que Goiânia continua sendo o município do Estado com maior número de casos (23.493), seguido por Anápolis (6.027) e Aparecida de Goiânia (5.016). Neste ano, foram isolados, até agora, os sorotipos 1, 2 e 4 da doença. A SES está investigando 30 mortes por suspeita de dengue notificadas neste ano. Até o momento, nenhuma foi confirmada por exame laboratorial.