Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
?FPM será creditado nesta quinta-feira (30) 29 jun 2016 em AGM

?FPM será creditado nesta quinta-feira (30)

As prefeituras recebem nesta quinta-feira (30) o terceiro decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês de junho. O período termina com ligeira melhora em relação à previsão da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que estimava queda de 24% em relação a maio. Os dados apontam que a redução no comparativo com o mês passado foi de 20%.

O valor total do repasse é de R$ 1.680.694.630,95, já descontado o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Para Goiás, o crédito será de R$ 61.601.569,40, também já descontado o Fundeb.

No comparativo com junho de 2015, o mês termina com aumento de 0,96%. No entanto, no acumulado de janeiro a junho, houve queda de 1,44% em valores nominais, sem considerar a inflação do período. De acordo com a estimativa da Associação Goiana de Municípios (AGM), fazendo as correções monetárias com IPCA projetado em 9,32%, a perda em relação ao mesmo período do ano passado chega a 10,22%. Caso o IPCA supere essa projeção, a redução pode ser ainda maior.

A estimativa inicial da STN para o mês de julho é de queda de 13% em relação a junho. Vale ressaltar que no próximo mês começam as restituições do Imposto de Renda, o que impacta negativamente nos repasses do FPM.

Veja no Portal das Transferências da AGM o valor do repasse por município.