Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Empreendedorismo gera desenvolvimento econômico e social nos Municípios 24 nov 2016 em AGM

Empreendedorismo gera desenvolvimento econômico e social nos Municípios

Prefeitos, deputados, colaboradores municipais e empreendedores participaram na tarde desta quinta-feira (24) do 1º Encontro Estadual de Prefeitos pelo Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios. O evento, de iniciativa do Sebrae com a parceria da Associação Goiana de Municípios (AGM), ocorreu no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Na ocasião, discutiu-se acerca da importância dos micro e pequenos negócios no desenvolvimento econômico e social dos Municípios. 

Esses empreendimentos, segundo dados do Sebrae, correspondem a mais de 98% das empresas no Brasil, responsáveis por gerar 52% dos empregos formais no país. Os números apontam como os micro e pequenos negócios são um importante fator para o fomento das economias locais. O presidente da Assembleia Legislativa, Helio de Sousa, destacou a importância de eventos como este para estimular a parceria entre as prefeituras e os pequenos empresários. ?Administrar uma cidade não é tarefa fácil, os prefeitos devem ser criativos e precisam buscar novas alternativas diante das dificuldades?, destacou.

O superintendente do Sebrae Goiás, Igor Montenegro, declarou que o órgão está sempre de portas abertas para os prefeitos e para firmar parcerias com os Municípios. ?O desenvolvimento econômico é a alavanca para resolver os problemas nas cidades. Essa pauta deve ser priorizada para auxiliar os prefeitos a conseguir atender as outras demandas e promover uma gestão inovadora?, ressaltou.

De acordo com Igor, é importante que os prefeitos estimulem os pequenos negócios, já que são poucos os Municípios que conseguem sediar grandes empresas. ?É preciso criar um ambiente propício para o empreendedorismo. Isso vai gerar mais emprego e renda no Município e também possibilitar o aumento da arrecadação de impostos?, defendeu. 

Para Igor, é necessário que os prefeitos adotem algumas condutas a fim de implantar políticas públicas favoráveis ao empreendedorismo, entre elas a criação de um Plano de Desenvolvimento dos Municípios. O superintendente informou que o Sebrae está disponível para auxiliar, sem custo, na criação do documento. Ele salientou ainda que as prefeituras devem comprar dos comerciantes locais como medida para fomentar a economia. Igor defendeu ainda a necessidade de estimular a cultura empreendedora, facilitar o acesso ao crédito e expandir as políticas para os Microempreendedores Individuais (MEI).

?Nós queremos fortalecer os Municípios. A chance de o prefeito investir no desenvolvimento econômico e social do Município está lá na cidade mesmo. Os prefeitos que buscam somente o investimento de grandes empresas podem acabar perdendo tempo que poderia estar sendo investido nos pequenos negócios, que vão dar a resposta esperada, gerando oportunidades. O Sebrae tem uma extensa linha de produtos e serviços para as prefeituras promoverem o desenvolvimento?, afirmou.

O presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Cleudes Baré Bernardes, destacou que, sobretudo diante da grave crise financeira pela qual o país passa, é extremamente importante que os gestores tenham coragem e motivação para estimular os pequenos empreendedores. 

?Precisamos melhorar nossa economia de forma criativa. A maioria dos prefeitos sonha em fazer a melhor gestão da história de seu Município, gerando emprego, renda e desenvolvimento e o Sebrae é um importante parceiro nesse objetivo. Também é fundamental que tenhamos um bom planejamento e pessoas comprometidas ao nosso lado. Nós, prefeitos, devemos estimular a população a sonhar conosco?, opinou.

Cleudes Baré parabenizou ainda o Sebrae pela iniciativa do evento. ?A partir dessas discussões é que vamos promover o desenvolvimento nos Municípios. Precisamos buscar entender a potencialidade de cada cidade e os mecanismos que são necessários, além de promover um relacionamento institucional com os órgãos afins. Com isso, vamos melhorar a qualidade de vida através da geração de emprego e renda. O debate é importante para entender que através do planejamento vamos alcançar nossos objetivos?, afirmou. 

O ex-prefeito de Gramado, Pedro Bertolucci, foi um dos palestrantes do evento, com o tema ?Parceria do Sebrae para o desenvolvimento de Gramado?. Ele apresentou como o Sebrae auxiliou no fomento da economia da cidade gaúcha, que era dependente de uma única empresa e hoje, através do turismo e dos micro e pequenos negócios no setor, se tornou um município com múltiplas fontes de emprego e renda. ?O prefeito tem que abrir caminhos, estimular e envolver a população. O gestor tem que ser fomentador e parceiro, ter uma visão de futuro?, explicou.  

Em Goiás, o Sebrae tem mais de 1200 consultores e agentes de desenvolvimento que atendem diretamente nos Municípios, além de 12 escritórios regionais e 34 agências de atendimento. Para aproximar ainda mais o atendimento do órgão, é possível que as prefeituras firmem parcerias para criar Salas do Empreendedor em seus municípios.