Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
É tempo da Cavalhadas em Goiás. Municípios mantêm a tradição. 17 maio 2016 em AGM

É tempo da Cavalhadas em Goiás. Municípios mantêm a tradição.

Começou o circuito das Cavalhadas em Goiás, uma tradição vinda Portugal e que é mantida por vários municípios goianos. No último final de semana foram promovidas cavalhadas nos municípios de Pirenópolis, Jaraguá, Posse e Santa Cruz de Goiás. Em Pirenópolis elas estão sendo encerradas nessa terça feira (17). É um dos principais eventos do calendário cultural do estado e atrai turistas de todo o país.
De acordo com o calendário cultural as cavalhadas serão realizadas, também, em mais outros três municípios goianos: em Palmeiras de Goiás elas acontecem no período de 27 a 29 desse mês. Em São Francisco de Goiás entre nos dias 18 e 19 de junho. E em Corumbá de Goiás entre os dias 8 e 10 de setembro.
 
Origem das cavalhadas
“A Batalha de Carlos Magno e os 12 pares da França”, como ficou conhecido o conflito, acabou tornando-se um símbolo da resistência e avanços da religião cristã na luta por terras e novos fiéis.
No século XVIII, motivada por novos conflitos religiosos, a rainha Isabel, de Portugal, instituiu uma representação teatral a ser encenada por cavaleiros.
Introduzida no Brasil pelos padres jesuítas com a função de catequizar índios e escravos, a festa das Cavalhadas é uma tradição que, desde 1820, mobiliza e emociona a população de Pirenópolis.
Os personagens principais são os cavaleiros, vestidos de azul (cristãos) ou vermelho (mouros) e armados de lanças e espadas. A corte é representada por personagens como o rei, o general, príncipes, princesas, embaixadores e lacaios, todos vestidos com ricas fantasias.
Nas Cavalhadas de Pirenópolis a festa inclui também personagens mascarados (folclore) que representam o povo. Vestindo roupas coloridas e montando cavalos enfeitados, eles saem pelas ruas a galope, fazendo algazarra. A encenação dura três dias, cada um deles com uma batalha. Ao final, os cristãos vencem os mouros, que se acabam convertendo-se ao cristianismo.
Já nas Cavalhadas de Palmeiras de Goiás a festa ocorre em uma espécie de desfile, os Cavalheiros Cristãos e Mouros lideram o desfile, com as bandeiras da cidade, estado e país. Os mascarados (folclore) vêm atrás, com carros de som. A representação das batalhas ocorre no Parque Agropecuário da cidade.