Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Diretoria da AGM toma posse e renova compromissos 20 fev 2019 em AGM

Diretoria da AGM toma posse e renova compromissos

Inúmeras autoridades participaram da posse da diretoria da Associação Goiana de Municípios (AGM) na manhã dessa quarta-feira (20). Além de dezenas de prefeitos, deputados estaduais, também prestigiaram o evento os secretários Wilder Morais (Indústria e Comércio) e Cristiane Schimidt (Economia). O vice-governador Lincoln Tejota representou o governador Ronaldo Caiado.

Todos os integrantes da diretoria foram reeleitos para mais um mandato de dois anos de duração.

Mais uma vez o presidente Paulo Sérgio de Rezende (Paulinho) conclamou os prefeitos a se unirem, participando das ações de suas entidades representativas. “Foi dessa forma, através da união de forças, que já conseguimos várias vitórias”, salientou. Para ele “os desafios continuam e os gestores têm de continuar cada dia mais atuantes e participativos”.

O vice governador Lincoln Tejota alertou os prefeitos para que “as mudanças no pacto federativo terão que ocorrer nesse mandato, pois não há como adiá-las ainda mais. Os municípios estão sendo sacrificados e, agora mais do que nunca, os prefeitos devem buscar a união na defesa de seus interesses”.

Tejota ressaltou que “o governo de Ronaldo Caiado é municipalista e todos os prefeitos, indiferentemente de partido politico, terão o mesmo tratamento, sem qualquer discriminação. O governador reconhece as dificuldades em atender as reivindicações dos prefeitos principalmente de atualizar repasses de recursos, mas está empenhado na superação da crise financeira que passa o Estado e para tanto, semanalmente, vai à Brasília articular soluções junto ao Governo Federal”.

Na gestão da atual várias conquistas já foram obtidas através da atuação da entidade e com o apoio dos municípios. Entretanto, ainda existem inúmeros objetivos a serem alcançados. O principal deles é o fortalecimento do município, com a devolução da sua independência financeira, através de mudanças no Pacto Federativo.

A concentração de poderes através da União coloca os municípios numa situação de penúria, a cada dia mais dependentes, provocando uma crise nunca antes vista.

Mesmo diante da atual situação, os prefeitos têm demonstrado criatividade de gestão, obtendo resultados importantes em suas administrações. A educação, com a elevação do nível das escolas municipais goianas no IDEB, é um dos inúmeros dos bons exemplos.

Como principais desafios no momento os municípios enfrentam o atraso no repasse de recursos estaduais referentes a áreas importantes como a saúde e educação e a redução do FPM e do ICMS. Só para a saúde a dívida já acumula R$156 milhões. Num diálogo franco, e sempre buscando a parceria, a AGM tem mantido constantes articulações com assessores do Governo Estadual para a viabilização do atendimento dessas reivindicações.

Em nível nacional a AGM participa ativamente de todas as ações e mobilizações promovidas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), articulando junto ao Congresso Nacional e ao Governo Federal. A entidade já mobiliza prefeitos goianos para participarem da XXII Macha à Brasília que vai acontecer no período de 8 a 11 de abril próximo quando uma vasta pauta será discutida. Nesse evento é esperada a participação do Presidente da República, Jair Bolsonaro, que durante a sua campanha se comprometeu em trabalhar pela reformulação do Pacto Federativo.

 

Assessoria de Comunicação da AGM