Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
5 jun 2017 em AGM

Dia Mundial do Meio Ambiente ? AGM alerta para a preservação

Dia 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é uma alusão ao 5 de junho de 1972 onde em Estocolmo teve lugar a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre meio ambiente. Este ano o convite é incentivar a nossa conexão com a natureza para fomentar sua proteção.
 
Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
 
Em Goiás e em várias partes do Brasil são realizados eventos de comemoração. E, aproveitando a data, a Associação Goiana de Municípios (AGM) faz um alerta geral para o fator ?preservação? que é um dever de todo o cidadão. Se por um lado existem motivos para comemorações quanto aos resultados obtidos na preservação ambiental, por outro, ainda há muito o que se fazer e o início de tudo está na conscientização.
 
Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência.
 
Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, pode se destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo.
 
Esses problemas e outros podem ser evitados se o poder público e a população se conscientizarem da importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais.
 
Atualmente existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.
 
Pequenas ações individuais no dia a dia evitando, por exemplo, jogar um simples papel de balas nas ruas surtem efeitos altamente positivos na somatória geral quando todos têm a mesma preocupação. Conscientizar as crianças para a importância da natureza e da necessidade de se preservar é outro dever de todos os pais.