Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Dia Mundial da Água: comemorações e alerta 22 mar 2017 em AGM

Dia Mundial da Água: comemorações e alerta

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. A data destina-se à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
 
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Daí, durante as comemorações da data, ambientalistas fazem um alerta a população para a importância da sua preservação.
 
Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
 
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a ?Declaração Universal dos Direitos da Água?
 
Embora seja abundante em nosso planeta, apenas 1% de toda a água da Terra é doce e própria para o consumo humano. Mesmo assim, há pouca conscientização em relação à importância de se preservar e conservar esse bem essencial e finito. Poluição, desmatamentos, construções inadequadas e várias outras ações do homem tem contribuído para uma escassez cada vez maior de água em todos os cantos do mundo.
 
Comemorações
 
Para marcar a data o Governo de Goiás, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) e da Saneago, celebrou o Dia Mundial da Água com um grande evento no Parque Altamiro de Moura Pacheco. Fizeram parte da programação uma caminhada ecológica, numa trilha de 4km dentro do parque; a entrega das comendas Berço das Águas a personalidade e instituições que atuam na preservação da água; e o anúncio de medidas e políticas públicas do Governo para garantir água em quantidade e qualidade para todos os goianos.
 
Participaram do evento, o governador Marconi Perillo, Secretário de Meio Ambiente Wilmar Rocha, o arcebispo de Goiânia Dom Washington Cruz, o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) prefeito Paulo Sérgio de Rezende (Paulinho), deputados, prefeitos, vereadores e populares.
 
Foram anunciadas medidas relativas ao Plano Estadual de Recursos Hídricos e firmado um termo de cooperação com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e a Arquidiocese de Goiânia, uma vez que a Campanha da Fraternidade 2017 traz como tema ?Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida?, tendo como lema ?Cultivar e guardar a Criação?.
 
Plano Estadual de Recursos Hídricos
 
O Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH) foi elaborado em conjunto pela Secima, Ministério do Meio Ambiente e Agência Nacional de Águas (ANA) por meio do Programa de Desenvolvimento do Setor de Água ? Interáguas ?, um programa nacional que visa melhor articular e coordenar as ações do setor de recursos hídricos. O PERH custou aproximadamente R$ 5 milhões e tem como principal objetivo orientar a implementação da Política de Recursos Hídricos, compatibilizando as diversas políticas públicas ligadas à água e definindo as diretrizes para utilização dessas águas (abastecimento público, indústria e mineração, irrigação e uso agropecuário, geração de energia, transporte, pesca e turismo e outros usos), bem como medidas para sua proteção e conservação, de modo a garantir a sua disponibilidade em quantidade e qualidade adequada para os diferentes usos das atuais e futuras gerações.