Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Criada a Associação dos Municípios do Nordeste Goiano – Amunordeste 13 jun 2018 em AGM

Criada a Associação dos Municípios do Nordeste Goiano – Amunordeste

A Região Nordeste de Goiás é integrada por 21 municípios com uma população superior a 180 mil habitantes. Durante décadas a região não esteve apenas distante geograficamente da Capital, mas também, longe das decisões politicas dos governos estaduais. Em alguns momentos chegando próximo ao completo abandono. Nas últimas duas décadas essa situação vem mudando e a região se une para reivindicar a adoção de políticas de desenvolvimento. 

 

Se por um lado o solo e o clima limitam a prática de várias culturas, por outro, a grande diversidade ecológica, com belezas naturais, representa um grande potencial a ser explorado. Nenhuma outra região do estado oferece tanta diversificação do meio ambiente com rios, cachoeiras, cascatas, canions, veredas, grutas, sítios arqueológicos, fauna e flora exuberantes.

 

Mas a busca de apoios ao desenvolvimento passa pelo poder de união dos municípios na formação de uma força política unificada.

 

E foi com essa intenção que acaba de ser criada a Associação dos Municípios do Nordeste Goiano – Amunordeste – integrada por 21 municípios. A entidade foi oficializada durante reunião realizada na manhã dessa terça feira (12), nas dependências do Clube Cruzeiro do Sul, em Goiânia. A Associação Goiana de Municípios (AGM) prestigiou e deu todo o apoio logístico ao evento. Participaram prefeitos, vereadores e lideranças políticas de vários municípios.

 

A prefeita de São João D’Aliança, Débora Domingues Carvalhêdo Barros, foi eleita presidente da entidade que vai abranger todos os municípios da região. Como principal objetivo de atuação da entidade ela defende a união entre todos os integrantes. “Não queremos ser visto como região pobre, mas como municípios fortes e que dispõem de um forte potencial econômico”, salientou. Débora afirma que “a união dos prefeitos forma uma força política bem maior e com isso a região será mais bem recompensada com benefícios”.

 

A vice-presidência é ocupada pelo prefeito de Campos Belos, Eduardo Terra. Ele também reforça a necessidade de união dos municípios da região principalmente na condução de reivindicações comuns junto aos governos Estadual e Federal.

 

Uma das sugestões de desenvolvimento, por exemplo, é a recriação do Projeto Alto Paraíso, que tinha como base a produção de frutas. Ele foi criado no governo de Ari Valadão (1978/1982) e completamente desativado.

 

Também integram a diretoria da Amunordeste os prefeitos José Eduardo (Água Fria), Cleiton Gonçalves (São Domingos) e Adriano Passos (Colinas do Sul).

 

Assessoria de Comunicação da AGM