Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Consórcio Municipal Três Rios (CM3R)  promove reunião em Morrinhos 13 nov 2018 em AGM

Consórcio Municipal Três Rios (CM3R)  promove reunião em Morrinhos

A aplicação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos continua sendo discutida por vários municípios integrantes da Região Sul do Estado e que formam o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Três Rios. Ao todo são 14 municípios: Bom Jesus de Goiás, Buriti Alegre, Castelândia, Cromínia, Edéia, Edealina, Joviânia, Mairipotaba, Morrinhos, Panamá, Pontalina, Porteirão, Professor Jamil e Vicentinópolis.

 

O consórcio foi criado em 2012 e hoje é um dos que está em estágio mais avançados dentre os outros 14 existentes no Estado de Goiás. Para sua implantação são cumpridas várias etapas que incluem a parte burocrática, a conscientização da população quanto à necessidade de reciclagem dos resíduos sólidos através da coleta seletiva e a criação dos aterros sanitários. No caso do CM3R serão adquiridas quatro áreas para o depósito dos resíduos.

 

Para envolver as autoridades locais e a população, através dos segmentos organizados, o consórcio realiza o denominado Projeto Circuito Ambiental. A quarta e última etapa aconteceu na manhã dessa terça-feira na cidade de Morrinhos com as participações de vários segmentos da sociedade, prefeitos, e representantes da FGM, CNM e da Associação Goiana de Municípios.

 

O prefeito de Morrinhos (anfitrião) Rogério Troncoso ao dar as boas vindas aos participantes destacou a importância das participações de todos, cada um cumprindo a sua tarefa. “Já vimos várias experiências exitosas e podemos notar que não são soluções difíceis, mas tudo depende do esforço de cada um. É um problema sério a questão do lixo e deve ser resolvido”, salientou. Em Morrinhos já está sendo executado um projeto junto às escolas e a população em geral visando a orientação e a conscientização quanto a importância da coleta seletiva.

 

O presidente da AGM, Kelson Vilarinho, também participou do evento quando elogiou a iniciativa dos municípios em criar e implantar o consórcio. “Essa é a única saída, se unir, pois sozinho nenhum município consegue resolver o problema dos resíduos sólidos. Para tanto é importante a participação do Governo Federal e esperamos que o futuro governo de Jair Bolsonaro priorize a solução desse problema”

 

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) também enviou representante ao evento. Roberto Meneghini, secretário de Relações Institucionais, cobrou as participações dos Estados e da União principalmente no que se refere ao repasse de recursos uma vez que a implementação, na prática, de um política adequada para os resíduos públicos é dispendiosa.

 

O presidente do consórcio CM3R é o prefeito de Porteirão, José de Sousa Cunha. Ele comemora os resultados positivos obtidos até agora na execução do projeto. Para ele as dificuldades são inúmeras. Entretanto, acredita que a mobilização e o convencimento dos prefeitos quanto a necessidade de formação do consórcio seja a principal delas. “É importante o município tomar a decisão de implantação da politica, integrar-se ao consórcio e atuar ativamente. É uma somatória de forças e de esforços”.

 

Assessoria de Comunicação da AGM