Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Conecta SUS moderniza gestão da saúde 1 fev 2017 em AGM

Conecta SUS moderniza gestão da saúde

Realizado nesta quarta-feira (1º) o 1º Fórum Conexão Futuro Saúde. No evento, prefeitos e secretários municipais de saúde puderam conhecer melhor o sistema Conecta SUS, criado em 2014 pelo governo estadual para aprimorar a gestão da saúde em Goiás. A ferramenta é moderna e inovadora, além de proporcionar mais agilidade para os gestores no atendimento das demandas do cidadão.

Por meio do Conecta SUS, todas as informações relativas aos atendimentos de saúde ficam compiladas em único sistema, que contém, por exemplo, dados sobre infestação da dengue, casos de mortalidade infantil, regulação e disponibilidade orçamentária, entre outros. Os dados são apresentados de forma georreferenciada e possibilitam que os gestores possam tomar decisões de acordo com as necessidades de cada local.

No programa Goiás Contra o Aedes, o Conecta SUS teve importante papel para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e chikungunya. Na ferramenta, as informações foram disponibilizadas quadra a quadra nos municípios. Nas imagens, é possível identificar quais imóveis foram visitados, em quais deles foram encontrados focos do mosquito e onde não havia focos, além de apresentar quais imóveis estavam fechados. Dessa forma, é possível orientar as ações e compreender a situação em que o município se encontra, além de saber onde o trabalho precisa ser intensificado.

Em seu discurso, o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Cleudes Baré Bernardes, salientou que o Conecta SUS é fundamental para que as respostas às demandas da população sejam dadas de forma ágil, além de proporcionar economia de tempo e dinheiro.

?A partir da informação podemos elaborar ações estratégicas e ir até o foco do problema, resolver as anomalias. Precisamos otimizar tempo e recursos. A informação é a chave para o sucesso, devemos cada vez mais busca-la para que ela possa subsidiar o trabalho do prefeito. O gestor tem que estar antenado à modernização para que tenha bons resultados?, afirmou.

O secretário de saúde, Leonardo Vilela, destacou que sem a parceria com os Municípios, não é possível que o Conecta SUS seja bem-sucedido. Ele ressaltou que os gestores precisam prestar periodicamente as informações e que estas correspondam à realidade local.

?É preciso criar o hábito de alimentar o sistema. Isso possibilita a qualificação da informação e o direcionamento das ações. A Secretaria participa do financiamento das ações, da articulação e do apoio técnico, mas a ação ocorre no município?, afirma.
 
Cases de sucesso
Além das palestras, foram apresentados quatro cases de sucesso em municípios goianos, que puderam obter melhores resultados a partir da utilização do Conecta SUS. Em Morrinhos e São Patrício, houve a redução considerável dos casos de dengue e os focos do Aedes Aegypti. Já Quirinópolis sedia um dos consórcios intermunicipais de saúde, para atender as demandas da população por atendimento de média complexidade ambulatorial. Os custos são divididos entre os Municípios membros. São oferecidas consultas e exames de várias especialidades, entre elas neurologia, cardiologia e oftalmologia. A SES-GO incentiva a criação desses consórcios, já que sozinhos os Municípios não têm condições de arcar com as despesas dessas demandas.

Em Caldas Novas, o Conecta SUS mostrou que as principais dificuldades do Município estavam no combate às doenças sexualmente transmissíveis e nos casos de câncer de próstata. O município então direcionou esforços para essas áreas e conseguiu reduzir em 90% os números de óbitos masculinos decorrentes de câncer de próstata e de doenças cardíacas, além de ter aumentado em 75% a prevenção, fazendo com que os homens busquem mais atendimento médico.

À tarde, os presentes puderam ver uma Estação Conecta SUS em funcionamento. Através dela, foram realizadas videoconferências com o ministro da Saúde, Ricardo Barros e com o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra. Também foi realizada uma palestra com o filósofo e educador Mario Sergio Cortella.

A estimativa da Secretaria da Saúde é que até o fim de março deste ano todos os municípios goianos recebam uma Estação Conecta SUS, que permite a realização de web conferências e uma comunicação mais rápida com os técnicos do órgão, fazendo com que haja mais integração entre os entes federados.

Anexos: