Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
21 jun 2017 em AGM

?Começou o FICA ? Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental

Foi aberto oficialmente nessa terça-feira (20), no Cineteatro São Joaquim, na cidade de Goiás, a 19ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental ? Fica 2017. A solenidade contou com a exibição do filme Caminho do Mar do diretor Bebeto Abrantes. Na cerimônia de abertura foi feita homenagem aos 15 anos da data em que cidade de Goiás recebeu o título de patrimônio da humanidade. A noite foi encerrada com Saraus de Vila Boa e com a abertura da Tenda Multiétnica ? Povos do Cerrado, no Largo do Chafariz.
 
O Fica 2017  vai até domingo, dia 25, com programação que inclui uma série de oficinas, dezenas de filmes, além de extensa agenda cultural que reúne os mais variados estilos musicais. O festival é considerado o maior na temática ambiental no mundo.
 
O festival vai contar ainda com atividades culturais que ocuparão diferentes regiões e espaços que são símbolos da cidade de Goiás, como o Museu Casa de Cora Coralina . Além de uma mostra competitiva que reúne filmes de 11 países, o evento terá minicursos, oficinas de cinema e meio ambiente, e uma programação cultural com shows de artistas regionais e nacionais. Ao todo são 25 filmes, sendo 15 internacionais e 10 produções brasileiras. Eles serão exibidos no recém-reinaugurado Cine Teatro São Joaquim e na Universidade Estadual de Goiás (UEG).
 
Além das mostras já consolidadas na programação do festival, este ano há o lançamento da Mostra Uranium, em memória dos 30 anos do acidente com o Césio 137, e uma sequência especial de filmes sobre a água, em parceria com a Saneago.
 
De acordo com o coordenador regional do Fica 2017, Rodrigo Marra, o objetivo do evento é, além de trazer em destaque a preservação do meio ambiente nas narrativas do cinema, envolver a sociedade no processo de produção e concepção destas histórias.
 
Além destas atividades, outras sete mostras paralelas acontecem durante o festival: Mostra Paralela do Cinema Brasileiro; 15ª Mostra ABD Cine Goiás; IX Mostra Infantil (Fica Animado); I Mostra Infantil com Audiodescrição; I Mostra Saneago de Filmes Temáticos sobre Água;  Mostra com o Uranium Film Festival: 30 anos do acidente com Césio 137 em Goiânia; Mostra UEG
 
O Fica é considerado, pelos moradores e por associações comerciais do município, o maior evento sediado na cidade de Goiás. Segundo Marlene Velasco, diretora do Museu Casa de Cora Coralina, um dos espaços que recebem o Fica, o festival é uma oportunidade de o município mostrar a importância da preservação do meio ambiente. ?Além de movimentar a economia, há a apresentação de atividades culturais, folclóricas, resgatando as nossas tradições. Este ano eu gostei muito do tema, que é cidade sustentável. Eu acho que nós estamos vivendo um momento muito importante, principalmente na preservação do nosso cerrado”.
 
Ao longo dos seis dias de festival, a cidade de Goiás vai receber diversos artistas regionais e nacionais, que se revezarão em um dos palcos montados em praças, igrejas e no centro de eventos da antiga capital. O sambista Diogo Nogueira se apresenta no encerramento do festival, no domingo.
 
Confira a programação musical:
 
Quarta-feira
19h30 – Rua 57 – Vida Seca, na Igreja São Francisco;
20h30 – Clarão – Banda Terra Cabula, no Palácio Conde dos Arcos;
21h30 – Sr. Blan Chu, no Palácio Conde dos Arcos;
 
Quinta-feira
19h30 – Concerto Medieval, na Igreja São Francisco;
20h30 – Encalço – Bruno Moreno, no Palácio Conde dos Arcos;
21h30 – Valter Mustafé, no Palácio Conde dos Arcos;
 
Sexta-feira
19h30 – Brasil In Trio interpreta Alessandro Branco Com a Corda Toda, Pedro Braga e Luiz Chaffin, na Igreja São Francisco;
20h30 – O Mesmo Mar que Nega a Terra Cede à Sua Calma, Bruna Mendez, no Palácio Conde dos Arcos
21h30 – Laércio Correntina, no Palácio Conde dos Arcos;
 
Sábado
19h30 – Pedro Vaz e Jefferson Amorim Duo, na Igreja São Francisco;
20h30 – Banda de Câmara Tonico do Padre, na Igreja do Rosário;
20h30 – Nilton Rabello, no Palácio Conde dos Arcos;
21h30 – A Ideia do Novo Não Para, Tônzera, no Palácio Conde dos Arcos;
22h30 – Jukebox From Hell ?Destemperado?, Carlinhos Santos, no Palácio Conde dos Arcos;
 
Domingo
19h – Show Molho Pardo, com Pádua, na Praça de Eventos;
20h – Diogo Nogueira & Hamilton de Holanda, na Praça de Eventos.