Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Começa a 2ª etapa da operação ?Goiás contra o Aedes? 13 fev 2016 em AGM

Começa a 2ª etapa da operação ?Goiás contra o Aedes?

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) iniciou a segunda vistoria dos imóveis residenciais e comerciais localizados em todos os municípios goianos com o firme propósito de erradicar o Aedes em Goiás. Será um ciclo por mês. A segunda etapa da operação está sendo mais incisiva, abrangente e especializada. Nesta fase, as equipes foram acrescidas de fiscais de Vigilância Sanitária, aptos a entrar nos domicílios fechados ou nos quais os proprietários se recusaram a receber os trabalhadores. Além disso, as equipes vão percorrer as áreas periurbanas, nas quais estão incluídos os assentamentos, fazendas, comunidades quilombolas e aldeias indígenas, entre outras.

Dando prosseguimento à ação, a SES-GO começou nessa quinta (11) e vai até o dia 17 de fevereiro reuniões com secretários municipais de Saúde e agentes de combate a endemias de 172 municípios. Na oportunidade são debatidas estratégias para a erradicação do mosquito, entre as quais remoção de focos, bloqueio em casos de notificação de dengue, zika ou chikungunya, mobilização e inspeções em imóveis fechados ou recusados.

 

Balanço

O primeiro ciclo da força-tarefa Goiás contra o Aedes, realizada em janeiro, serviu de referência para o Ministério da Saúde que enviou representantes a Goiás para conhecer a estratégia adotada. As equipes, compostas por agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, bombeiros e voluntários visitaram 1.002.720 imóveis em todo o território goiano. Deste total, 762.563 foram devidamente vistoriados. Os demais 242.752 (o equivalente a 24%) estavam com as portas fechadas.

Nesta segunda etapa, as equipes, com a presença do fiscal de Vigilância Sanitária, têm o respaldo da medida provisória publicada em 1º de fevereiro no Diário Oficial da União, que prevê a entrada forçada de agentes públicos para o combate ao Aedes. Além disso, os fiscais de vigilância sanitária têm a seu favor a lei federal 6.437/77, que concede poder de polícia à categoria durante as inspeções. ?Vamos criar equipes especiais, que tenham condições de analisar a situação, argumentar com os moradores e providenciar os serviços de chaveiro, entre outras medidas?, destaca o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela.

Máquinas pesadas

Nesse segundo ciclo da ação Goiás contra o Aedes, também serão retirados os entulhos nos locais de difícil acesso. A SES-GO firmou parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação o uso de Patrulhas do Desenvolvimento Regional, compostas por maquinário pesado.

A Patrulha fará a remoção dos entulhos nas áreas de risco e transporte, limpeza de áreas urbanas e limpeza de córregos, bueiros e riachos. Os representantes dos municípios têm a tarefa de anunciar à população a data e horário em que o maquinário estará na cidade para que possa ajudar na remoção, além de deixar o entulho disponível para a retirada.

Parceria com o Exército

A Secretaria de Estado da Saúde iniciou parceria com o comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro, que tem a frente o General de Brigada Mauro Sinott Lopes, para desencadear operações conjuntas, com apoio do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, nos municípios de Goiânia, Senador Canedo, Aparecida de Goiânia, Trindade e Anápolis, essa última com apoio do Comando da Base Aérea de Anápolis. Os municípios oferecerão apoio também às operações.