Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
CNM apresenta proposta para evitar mudanças bruscas no FPM 21 nov 2022 em Economia

CNM apresenta proposta para evitar mudanças bruscas no FPM

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) quer evitar mudanças bruscas no Fundo de Participação do Municípios (FPM) em razão da contagem populacional por meio do Censo e, para tanto, protocolou na Câmara Federal uma proposta a título de sugestão na última terça feira (8). O Projeto de Lei Complementar (PLP) 139/2022 propõe reduções graduais ao longo de dez anos, até que o Município de fato mude de coeficiente em caso de perda.
O projeto foi assinado e protocolado pelo deputado federal Efraim Filho (União-PB).

Após solicitação dos Municípios, a CNM articulou a medida preocupada com o risco fiscal que uma queda de coeficiente representa para as gestões locais. Como a repartição do Fundo é baseada no critério populacional, a partir de 1º de janeiro é prevista alteração nos coeficientes do FPM, uma vez que passa a valer a nova contagem do Censo Demográfico, que é realizado em 2022. Segundo levantamento da entidade municipalista, mais de 700 Municípios podem ser afetados.

Assim, a Confederação propõe uma regra de transição para que os Municípios que vão perder recursos devido à redução do coeficiente do FPM possam ter tempo de planejar o orçamento local e se adaptar. Desta forma, poderão manter a prestação de serviços básicos essenciais para as populações locais, enquanto readequam suas receitas.

Assessoria de Comunicação da AGM
Fonte: Agência CNM de Notícias