Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
19 jul 2017 em AGM

?Chapadão do Céu ? O portão de entrada do Parque Nacional das Emas

Chapadão do Céu é a cidade mais próxima ao Parque Nacional das Emas, estando a 26 km do Portão do Bandeira, por estrada de terra. Possui arquitetura moderna, ruas e avenidas planejadas e construções temáticas que contornam grandes lavouras tecnificadas. O parque é uma das poucas unidades de conservação que apresentam diversas fitofisionomias de cerrado dentro do Estado.

Histórico

Foi por volta de 1910 que chegou à região do sudoeste goiano a família Garcia, da qual descendem Alberto Rodrigues da Cunha e Nadir Garcia Cunha. Em 1947, ele começou a explorar as terras da família e, em 21 de agosto de 1982, juntamente com seus filhos, abriu um loteamento urbano, lançando a pedra fundamental da cidade. Nascia Chapadão do Céu, nome escolhido pelo fundador devido à ilusão de ótica ao se olhar para a cidade à distância, parecendo vê-la flutuar num imenso lago no horizonte.

A força da terra atraía mais e mais famílias para a região, vindas de todas as partes do país para trabalhar na agricultura.

Emancipado em 1991, o primeiro governo municipal instalou-se em 1º de janeiro de 1993, tendo o fundador Alberto Rua Cunha como primeiro prefeito e Pedro R. Guerini, seu vice.

O Município
 
Agropecuária

Chapadão do Céu surgiu, Graças ao cultivo inicialmente da soja e do milho, que nas primeiras colheitas apresentaram um alto rendimento e isso atraiu produtores oriundos do Sul do País, que adquiriram e arrendaram terras para o cultivo da soja e do milho. Hoje, consolidando o projeto de agricultura altamente tecnificada, produz o município outros produtos como soja, algodão, girassol, nabo forrageiro, feijão, milho, sorgo, milheto e cana-de-açúcar. São 145 mil hectares de lavouras mecanizáveis.

Infraestrutura

A cidade dispõe de toda infraestrutura moderna, como escolas públicas, escolas particulares, quatro instituições bancárias, hospital municipal, empresas para assistência do setor agronômico, hoteis, rádios, jornais,
provedores de internet, empresas multinacionais ligadas ao campo, comércio amplo e diversificado e prestadores de serviços nas mais diversas áreas.

Há no sistema de cadastro da prefeitura, em torno de 600 estabelecimentos comerciais cadastrados, prestadores de diversos tipos de Serviços.

Comunicações

O município conta com 1 agência de correios.
O município conta com 01 emissora de Radio FM comunitária em funcionamento e outra comercial em fase de instalação.
A cidade conta 03 jornais impressos com circulação regional quinzenal, uma revista social (mensal) e 03 sites de noticias locais.
 
Instituições financeiras

Banco do Brasil
Sicredi
Bradesco
Caixa Econômica Federal

Ensino

A cidade possui 01 escola estadual, 02 municipais, 03 CEI?s, 01 escola particular.

Saúde

Hospitais: 1
Centros de Saúde: 1
Demais Unidades: 4 farmacias

Rede Hoteleira

A cidade possui 05 hoteis, sendo dois com padrão 03 estrelas. 
 
Localização

Localizado no sudoeste do estado de Goiás, Chapadão do Céu é um município brasileiro do estado de Goiás. Localiza-se a uma latitude 18º23'34″ sul e a uma longitude 52º39'57″ oeste, estando a uma altitude de 725 metros. Possui uma Área territorial de 2 354,822 km².
Sua população estimada em 2013 é de 10.000 mil habitantes. Abriga parte do Parque Nacional das Emas, com uma área de 2.190,7 km².

Distâncias

Chapadão do Céu está há 480 km de sua capital Goiânia e 667 km da capital Federal Brasília, com ligação através de Rodovias pavimentadas.

Divisas
Faz divisa com os Municípios Mineiros (norte e oeste); Serranópolis e Costa Rica (MS) (norte); Chapadão do Sul (MS) (sul); Aporé (leste).
 
Principais Atrativos

Parque Nacional Das Emas; Rio Sucuriú; Lago das Garças (Rio Água Amarela); Morro do Peão / Serra Azul; Praia do Remanso (Rio Prata); Corredeiras do rio Formoso; Parque Lago das Garças; Prainha do rio Formoso.