Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Câmara debate educação superior no combate à desigualdade 24 ago 2023 em AGM

Câmara debate educação superior no combate à desigualdade

Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara discutiu a reconstrução de um projeto nacional

Na quarta-feira (23/08) o Ministério da Educação (MEC) debateu em audiência da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados, sobre o papel das universidades e dos institutos federais na reconstrução de um projeto nacional de combate às desigualdades. A reunião foi solicitada pela deputada Ana Pimentel (PT-MG), que considerou importante o debate sobre o papel das universidades e dos institutos federais no Brasil, após as sucessivas reduções orçamentárias em que as instituições sofreram em anos anteriores, bem como os questionamentos acerca da importância dos centros científicos do país.

A Secretária de Educação Superior, Denise Carvalho, apresentou o posicionamento do Ministério da Educação sobre a pauta. De acordo com a secretária, a atual gestão do MEC tem o objetivo de ampliar a quantidade de vagas e matrículas nas universidades, diminuir a evasão e retenção dos estudantes, além de adequar e melhorar a qualidade de infraestrutura das universidades. Denise também lembrou que entre as iniciativas que o MEC tem realizado para fortalecer a educação superior estão: o aumento no número de bolsa do Programa Bolsa Permanência, que atende majoritariamente estudantes indígenas e quilombolas; o aumento da assistência estudantil; e a recomposição orçamentária das universidades federais.

Também participaram do debate o vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Dácio Roberto Matheus; e o vice-presidente de Relações Parlamentares do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Flávio Nunes.