Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Bombeiros alertam para cuidados no período chuvoso 8 dez 2015 em AGM

Bombeiros alertam para cuidados no período chuvoso

O Comando de Operações de Defesa Civil (Codec) orienta a população a se proteger nesta época de chuvas. Para isso, lançou uma cartilha contendo dicas importantes de como prevenir e minimizar os danos durante este período. O material educativo será distribuído em escolas e residências próximo às áreas de risco.

Em Goiânia, mais de 500 residências estão em áreas sujeitas a alagamentos. Além de Goiânia e Anápolis, Aparecida de Goiânia e Ceres também são cidades onde os riscos são altos e que precisam de uma atenção maior da Defesa Civil.

Como agir?    
Se estiver dirigindo e começar a chover forte, o comandante de Operações de Defesa Civil, coronel Edmilson Lopes, orienta que os motoristas parem em um local seguro, como posto de gasolina, por exemplo, e esperem a chuva passar.

?É melhor chegar atrasado do que não chegar. Muitas vezes o motorista percebe que a água está subindo e vai insistindo em continuar a viagem e acaba tendo problemas sérios como prejuízos financeiros e inclusive, já tivemos, perdas de vidas?, diz o coronel.

Já se a pessoa for pega de surpresa no trânsito, em um congestionamento, por exemplo, o indicado é permanecer dentro do veículo até as equipes de Bombeiros chegarem para fazer o socorro. ?Se a pessoa sair do carro, não vai aguentar a pressão das enxurradas. Assim, sair do veículo pode ser pior ainda?, alerta Edmilson.

Os raios são comuns nessa época de chuvas fortes. A dica é evitar ficar em lugares abertos como campo de futebol e debaixo de árvores. Também não se deve ficar próximo a cercas metálicas. ?Procure se abrigar dentro de casa, em lugar seguro?, diz.

Para quem mora próximo a rios, é importante sair da casa e procurar um lugar seguro para se abrigar. ?A água sobe muito rápido. A pessoa pode estar preocupada em salvar bens materiais e perder a própria vida?, diz coronel Edmilson.

Para voltar à residência, é importante esperar a vistoria da Defesa Civil e dos Bombeiros que vão observar trincas e rachaduras nas paredes e certificar-se de que não há fios desencapados antes de ligar a eletricidade, garantindo assim que não haverá riscos para o morador.