Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
AGM recebe visita de diretores da Secretaria Estadual de Saúde 10 ago 2017 em AGM

AGM recebe visita de diretores da Secretaria Estadual de Saúde

O presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Paulo Sérgio de Rezende (Paulinho) recebeu as visitas de diretores da Secretaria Estadual de Saúde, ocasião em que vários assuntos foram discutidos. A comissão foi coordenada pelo Superintendente de Acesso a Serviços Hospitalares e Ambulatoriais (SUPRASS, Cleudes Bernardes Baré, com as participações da coordenadora de Distribuição de Órgãos da SES Dra Simone Skaff Abdala e a coordenadora de Eventos e Educação Continuada Aline D?Avila Chagas.

Um dos objetivos da visita foi o de convidar o presidente da AGM para a audiência pública que será realizada na próxima quinta-feira (17) na Assembleia Legislativa, à partir das 8 horas, quando será discutida a aplica da Lei nº 19.792, de 24 de julho de 2017 e que exige a transparência da fila de espera para cirurgias e exames no SUS. A lei é de autoria do deputado Francisco Junior (PSD). Com isso é obrigatória a divulgação da relação dos nomes dos pacientes e a ordem de atendimento desses procedimentos, evitando assim, o tratamento preferencial.

O que se pretende com a discussão é a proposta de ampliação da abrangência da lei atingindo os órgãos de saúde municipais e os estabelecimentos hospitalares da rede privada que atendem pelo SUS. Essa experiência vem sendo aplicada nos estados de São Paulo e Santa Catarina, obtendo bons resultados.

Para tanto a AGM está convidando todos os prefeitos, vices e secretários municipais de saúde para que participem do evento. O presidente da entidade, Paulinho, afirmou que é importante discutir todos os assuntos relativos a melhoria no atendimento de saúde. Tanto é que que, numa iniciativa da AGM, acontece nessa quinta-feira reunião no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) com as participações do presidente daquele órgão conselheiro Joaquim de Castro e os presidentes das associações regionais de municípios para tratar de assuntos ao atendimento em Goiânia de pacientes encaminhados pelas prefeituras municipais.

Campanha

Outro assunto tratado na reunião entre o presidente da AGM e os representantes da SES GO foi a realização da Campanha de Doação de Órgãos que vai acontecer durante todo o mês de setembro, visando conscientizar a população quanto a importância de se praticar esse ato. Paulinho se comprometeu em colocar toda a estrutura da associação para difundir a campanha junto aos gestores e aos municípios.

Segundo a Dra Simone Skaff Abdala o índice de doação de órgãos ainda é muito pequeno diante da grande demanda. ?O preconceito ainda é muito grande e esse é o grande empecilho. É importante que todos estejam conscientes da importância e da nobreza desse ato de doar órgãos?, salientou.