Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
AGM promove reunião com Municípios da ferrovia Norte-Sul 10 jul 2017 em AGM

AGM promove reunião com Municípios da ferrovia Norte-Sul

A Associação Goiana de Municípios (AGM) promove nessa terça-feira (11), às 14 horas, na sede da entidade, uma reunião com prefeitos dos trinta e três municípios que são cortados pela ferrovia Norte/Sul numa iniciativa conjunta com a Câmara de Comércio Brasil-Portugal, secção de Goiás.
 
A frente da coordenação da reunião o prefeito Itamar Leão (Sanclerlândia), representante da associação na câmara. O objetivo principal é o de se discutir a realização de um trabalho conjunto visando a incrementação do intercâmbio comercial entre os dois países, mas principalmente favorecendo as exportações de produtos goianos produzidos nesses municípios para os países da Europa. Dentre esses produtos podem ser destacados os agropecuários e hortifrutigranjeiros.
 
A pretensão é a de se promover uma visita de uma missão goiana a Portugal, que é considerada a porta de entrada para a Europa, integrada por prefeitos e empresários com a finalidade de se manter contatos com o setor empresarial daquele país e, com isso, abrir novos caminhos para as exportações. A visita está prevista para acontecer no período de 12 a 24 de setembro próximo.
 
Da programação já constam visitas ao porto de SINES e ao Mercado Abastecedor de Lisboa (MARL) quando serão mantidos contatos comerciais. Outros eventos serão programados.
 
Com o uso da ferrovia Norte-Sul, escoando se os produtos para o Norte e não para o Sul do país, serão utilizados os portos de Itaqui, no Maranhão, e o de Belém, no Pará. Com o transporte sendo realizado nesse trajeto serão reduzidos os custos das exportações, hoje feitas através de portos de estados do Sul, principalmente o de Santos, em São Paulo. Estima-se que tempo total para o transporte do produto dos modais instalados nesses municípios até Portugal (incluindo os transportes ferroviário e o marítimo), poderá ser reduzido em até 11 dias.