Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
AGM PARTICIPA DE ENTREGA DE CAMINHÕES DO PROGRAMA MECANIZA CAMPO 20 jul 2021 em Agricultura

AGM PARTICIPA DE ENTREGA DE CAMINHÕES DO PROGRAMA MECANIZA CAMPO

Na manhã desta terça-feira (20) a diretoria da AGM, através do Presidente Carlão da Fox, do Vice-Presidente Siron Queiroz (Prefeito de Turvelândia) e do Diretor Financeiro Zé Diniz (Prefeito de Abadiânia), participou da entrega dos caminhões do programa Mecaniza Campo.

O programa Mecaniza Campo visa a melhoria na infraestrutura dos municípios goianos, com a recuperação da malha viária, especialmente em estradas vicinais, por meio da disponibilização de maquinário às prefeituras. Com a liberação de recursos da Sudeco, Mapa e Incra, através de emendas parlamentares, o Governo de Goiás adquire máquinas e equipamentos para o fomento da produção e recuperação da malha viária. São tratores agrícolas, grades aradoras, retroescavadeiras, motoniveladeiras, caminhões com caçamba basculante, plantadeiras, distribuidores de calcário, caminhões de lixo, colhedoras de forragens, entre outros. Nos anos de 2019 e 2020, foram investidos R$ 113 milhões na entrega de 545 máquinas de patrulha mecanizada para quase totalidade dos municípios goianos.

Na data de hoje foram entregues 17 caminhões pelo Governador Ronaldo Caiado, oriundos das Emendas do ex-Senador da República Wilder Morais. Os 17 municípios contemplados são:

Água Fria
Alexânia
Alto Paraíso
Alvorada do Norte
Araguapaz
Bom Jardim de Goiás
Cavalcante
Cristianópolis
Davinópolis
Edéia
Santo Antônio do Descoberto
Simolândia
Novo Gama
São Miguel do Passa Quatro
Teresina de Goiás
Turvelândia
Itajá

Também estiveram participando desta solenidade na SEAPA o Vice-Governador Lincoln Tejota, os Secretários de Estado de Agricultura – Tiago Mendonça e de Indústria e Comercio – José Vitti; o Deputado Federal José Mário Schneider (Presidente da FAEG); os Deputados Estaduais: Amilton Filho, Iso Moreira e Maycllyn Carreiro; o Presidente da EMATER – Pedro Leonardo, o Presidente da CEASA – Lineu Olímpio e de muitas outras lideranças políticas.

O evento também marcou o início Semana da Agricultura Familiar em Goiás e lançamento oficial do Comitê de Prevenção e Combate a Focos de Incêndio na Zona Rural.

Semana da Agricultura Familiar em Goiás

De 19 a 23 de julho de 2021, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), realizará a Semana da Agricultura Familiar em Goiás. Ante a pandemia da Covid-19, estão programadas atividades digitais com conteúdo técnico e informativo para auxiliar o agricultor familiar no dia a dia no campo. No dia 20 de julho, será feita a abertura oficial da Semana, com a participação do governador Ronaldo Caiado.

A Semana da Agricultura Familiar em Goiás foi instituída pelo governador Ronaldo Caiado, com a sanção da Lei nº 20.513, de 12 de julho de 2019. O objetivo é valorizar e destacar a importância desse segmento da agropecuária goiana, que hoje representa 62,9% dos estabelecimentos rurais no Estado, segundo dados compilados pela Radiografia do Agro em Goiás.

Para esse segmento, o Governo de Goiás, por meio da Seapa, Emater, Agrodefesa, Ceasa e demais parceiros, realiza projetos que buscam o fortalecimento da agricultura familiar no Estado. É o caso do projeto da cerveja de mandioca, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Estadual), Selo Arte, o Agro é Social, Goiás Social etc.

Lançamento oficial do Comitê de Prevenção e Combate a Focos de Incêndio na Zona Rural

Com o propósito de estabelecer estratégias de combate a incêndio, especialmente de prevenção, e somar forças para a realização de ações que possam mitigar impactos ambientais e danos socioeconômicos no Estado, as entidades que integram a Câmara Técnica O Agro é de Todos criaram o Comitê de Prevenção e Combate a Focos de Incêndio na Zona Rural em Goiás. A instalação do Comitê foi aprovada durante reunião realizada no dia 09 de julho, na sede da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com a participação de representantes de mais de 40 instituições do setor agropecuário e área afins.

Por meio de um planejamento estratégico, o Comitê adotará ações em eixos como Comunicação, Prevenção, Monitoramento, Fiscalização e Combate. O foco é levar informações ao produtor rural e demais públicos por meio de canais de comunicação, promover mutirões como o Dia D do aceiro nos municípios goianos, realizar cursos e treinamentos para confecção de abafadores, assim como patrulhas em áreas de maior risco, entre outras ações.

Entidades que vão fazer parte do Comitê:

Associação Goiana dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja)

Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-GO)

Corpo de Bombeiros Militar de Goiás

Enel Distribuição Goiás

Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg)

Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg)

Ministério Público de Goiás

Polícia Militar do Estado de Goiás

    – Batalhão Rural da Polícia Militar de Goiás

    – Comando de Policiamento Rodoviário (PRE)

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad)

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – GO

Sindicato da Industria de Fabricação de Açúcar do Estado de Goiás (Sifaçúcar)

Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg) Superintendência da Polícia Rodoviária Federal em Goiás (PRF)

Prefeito Vilmar Kalunga de Cavalcante recebendo das mãos do Governador Ronaldo Caiado as chaves do caminhão
Prefeita Juliana da Farmácia de Cristianópolis com o Ex-Senador Wilder Morais
Diretor Financeiro da AGM Prefeito Zé Diniz (Abadiânia) com o Governador Ronaldo Caiado
Vice-Presidente da AGM Prefeito Siron Queiroz (Turvelândia) com o Governador Ronaldo Caiado
Deputado Estadual Amilton Filho, Diretor Financeiro da AGM Prefeito Zé Diniz (Abadiânia), Presidente da FGM – Haroldo Naves, Secretário de Indústria e Comércio José Vitti, Ex-Senador da República Wilder Morais, Presidente da AGM Carlão da Fox, Prefeito de Santo Antônio do Descoberto – Aleandro Caldato r o Prefeito de Edeia – José Wagner, no trailer da AGM na SEAPA.
Secretário de Agricultura Tiago Mendonça recebido pelas assessoras da AGM no trailer da entidade na SEAPA