Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
AGM participa de debate sobre políticas públicas da pessoa idosa 19 maio 2016 em AGM

AGM participa de debate sobre políticas públicas da pessoa idosa

Fortalecer as políticas públicas voltadas para as pessoas idosas nos municípios conforme prevê o Estatuto do Idoso, esse foi o objetivo do 1º Encontro para Implementação e Dinamização da Política Pública Estadual de Promoção da Pessoa Idosa realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria Cidadã, com a parceria da Associação Goiana de Municípios (AGM). 

O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (19) no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico com a presença de representantes de conselhos municipais e centros de referência da pessoa idosa. 

O presidente da AGM, Cleudes Bernardes Baré, falou do acelerado processo de envelhecimento da população brasileira e que os municípios precisam estar preparados. ?Estamos caminhando para tempos onde as pessoas idosas serão maioria, como é no Japão, onde mais de 20% da população têm 65 anos de idade ou mais. Também precisamos avançar, como eles, nas ações para esse público. E tudo começa aqui, debatendo entre líderes?, argumentou. 

A deputada federal Flávia Morais, que participou do evento, disse que as políticas para a pessoa idosa não podem ser pensadas apenas com a intenção de cuidar do idoso. ?A pessoa idosa não pode ser tratada como uma coitadinha, que fica em casa. Temos que pensar na pessoa idosa que quer passear, quer estudar, trabalhar e levar uma vida independente?. 

Ângela Rita é presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e coordenadora do Centro de Referência da Pessoa Idosa em Aparecida de Goiânia. Ela disse que um dos principais desafios relacionados ao tema é a aceitação e busca por direitos. ?A pessoa idosa precisa querer conhecer seus direitos, o Estatuto. Na grande maioria dos municípios goianos temos centros especializados em trabalhos com idosos que oferecem oficinas, brincadeiras e diversas atividades. Basta que a pessoa com 60 anos ou mais tenha o interesse de quebrar essa barreira e participar?, aponta. 

Fonte: Klau Bueno – Assessoria de Comunicação da AGM