Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
AGM participa da campanha “Neuro em Ação” 18 set 2017 em AGM

AGM participa da campanha “Neuro em Ação”

“Use a cabeça! Proteja o seu corpo!” Esse é o tema central da campanha preventiva que vem sendo desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e que está recebendo o total apoio da Associação Goiana de Municípios (AGM). A campanha acontece em todas as capitais o país, mas em Goiás a sua coordenação pretende torná-la mais abrangente e, para tanto, quer envolver todos também os 246 municípios.

Seu principal objetivo é a conscientização da população quanto aos perigos de hábitos cotidianos, como: o uso do aparelho celular à direção; o mergulho em águas rasas e as más posturas corporais.

O coordenador da campanha em nível nacional é o neurocirurgião Dr. Carlos Drummond, Diretor Nacional de Responsabilidade Social da Sociedade Brasileira de Neurologia (SBN) e Chefe do Departamento de Neurocirurgia do Hospital Geral de Goiânia (HGG). Ele busca o máximo de apoios para que a campanha tenha sucesso e destaca a importância da participação das administrações municipais. “Todos os prefeitos, secretários municipais e profissionais de saúde devem se engajar. Vamos dar todo o apoio necessário para que as prefeituras desenvolvam em suas cidades a campanha”, salienta.
Todos os gestores interessados podem buscar mais informações através do telefone What Zapp 62 9 8137 5197 ou pelos endereços eletrônicos ludmillarocham@gmail.com ou calmmond@terra.com.br.

Dentre os três pilares da campanha, segundo o Dr Carlos Drummond, o que mais preocupa é o uso do celular na direção de veículo, fato bastante comum nos dias atuais, embora seja proibido por lei. “Dados estatísticos têm comprovado que a morte provocada pelo uso do celular ao volante, lendo ou digitando, é seis vezes maior do que aqueles que utilizam bebidas alcóolicas quando dirigem. Isso caracteriza como sendo uma doença grave”. O médico chama a atenção para o fato de que “um veículo andando a 60 kms por hora, a pessoa ao ler uma mensagem, ela fica no mínimo dois segundos sem prestar a atenção do que ocorre ao seu redor. Isso quando pouco e é o suficiente para o veículo percorrer 34 metros. Nesse momento, vários acidentes podem acontecer. Colisões, atropelamento. Então, o uso do celular ao volante é extremamente perigoso”, salienta. Essa prática, ao ser classificada como sendo uma doença, ela tem tratamento e, daí, cabe a cada um se prevenir. Nesse caso o alerta não é apenas para os motoristas, mas também para o pedestre desatento e que utiliza o celular ao cruzar as vias públicas.

De forma continuada pretende-se envolver na campanha profissionais e acadêmicos de medicina, gestores, entidades representantes da sociedade em geral, escolas. Ela está sendo desenvolvida com as realizações de palestras, panfletagens em semáforos e locais públicos, além de caminhadas de conscientização. Entretanto, os municípios têm liberdade em promover outros tipos de atividades, de acordo com a realidade e a disponibilidade local.

A campanha faz parte das comemorações dos 60 anos da SBN e compõe o projeto “Pense Bem”, ação da entidade para educação preventiva a acidentes com traumatismo cranioencefálico (TCE).

Ouça a entrevista com o médico neurocirurgião Dr. Carlos Drummond.

Veja em anexo o Manual da Campanha Neuro em Ação.

Anexos: