Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
AGM participa da apresentação do ?Goiás Mais Competitivo? 27 jan 2016 em AGM

AGM participa da apresentação do ?Goiás Mais Competitivo?

Goiás deverá chegar em 2018 entre os estados com o maior saldo de empresas legalizadas e novos empreendedores inseridos no mercado formal do País. A meta foi apresentada nesta terça-feira, dia 26, ao governador Marconi Perillo, durante evento no 10° andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, como parte dos objetivos a serem trabalhados pela equipe econômica do governo nos próximos dois anos, dentro do Programa Goiás Mais Competitivo, para colocar o Estado entre os cinco mais competitivos do País.
A solenidade foi presidida pelo governador Marconi Perillo e contou com as participações de quase todos os secretários estaduais, deputados e presidentes de entidades. Dentre eles, o vice-presidnete da Associação Goiana de Municípios, Issy Quinan, prefeito de Vianópolis.
São previstas a abertura de 45 mil novas empresas e 150 mil novos empreendedores legalizados até 2018. Para isso, uma equipe governamental interdisciplinar vai trabalhar com o desenvolvimento de ações em quatro eixos: Ação de Governança, para promover a articulação entre os atores envolvidos; Ambiente, com medidas que visam rapidez na vistoria de registro mercantil; Capacitação; e Crédito.
Marconi avaliou o cumprimento das metas estabelecidas como um antídoto contra a crise. ?A crise econômica começa a apresentar sua face mais cruel: desemprego. Achávamos que não íamos viver isso. Mas quando a Votorantim fecha de forma provisória empregos em Niquelândia, percebemos que esta é a face mais cruel da crise e para a qual precisamos de respostas. O Goiás Mais Competitivo tem essa finalidade também, de servir de antídotos para enfrentarmos a crise?, destacou.

Projeto
A execução do projeto ficará a cargo da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), com suporte técnico e monitoramento da Secretaria de Planejamento (Segplan). O presidente da Juceg, Rafael Lousa, disse que o cumprimento destas metas visa ainda criar uma agenda positiva para o Estado. ?Goiás está olhando para a frente, com esta agenda positiva. Vemos na crise uma oportunidade de crescer?, avaliou. Lousa destacou que será muito importante a a atuação da AGM na implementação do Cidade Empreendedora, que integra o programa.
Ele explicou que a intenção é democratizar as oportunidades de empreendedorismo. ?Vamos criar uma rede de atuação integrada por governo, entidades de classe que darão suporte aos empreendedores de 11 regionais do Estado, além de instalar o Redesimples (programa que permite a abertura de empresas em curto prazo) em 55 municípios goianos que, juntos, representam 90% da abertura de novas empresas. Vamos desenvolver todas estas ações para atingir nossas metas?, observou.
O vice-governador e secretário de Desenvolvimento, José Eliton, por sua vez, disse que a construção de todas as ações contará com a participação de parceiros, como Sebrae, e entidades de classe e do meio empresarial. ?Todo o processo será submetido a uma consulta pública?, afirmou.
O governador Marconi Perillo frisou à equipe o compromisso para cumprir as metas para não frustrar expectativas. ?Os desafios estabelecidos no Inova e no Goiás Competitivo são fundamentais se quisermos enfrentar a crise e sair na frente. Por isso confio no trabalho de todos vocês. É importante lembrar uma frase de Thomas Edison: Boa sorte acontece quando unimos oportunidade e planejamento?, destacou.